Em 2025
Estudantes conquistaram 26 premiações em olimpíadas do conhecimento
Resultado é fruto de trabalho em conjunto coordenado pelo comitê olímpico institucional
Publicada por Alissa Carvalho em 07/01/2026 ― Atualizada em 7 de Janeiro de 2026 às 13:45

Em 2025, estudantes do campus de Crato do IFCE conquistaram 26 premiações em competições de conhecimento, entre medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas. As últimas premiações foram conquistadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com menções honrosas para José Alisson Dias da Costa, Luan Nicolas Costa Lima e Luís Renato Peixoto Rocha.
Para o professor Miguel Angel Duran, coordenador do Comitê Olímpico do campus, o ano trouxe desafios diferentes para os estudantes, como a participação na Jornada de Foguetes em Barra do Piraí (RJ), o Torneio de Física para Meninas, a Olimpíada Brasileiras de Física das Escolas Públicas, a Olimpíada de Português e a inédita participação na Olimpíada Brasileira dos Povos Originários, entre outras competições.
“Os resultados vieram nesses e em outros certames com o trabalho de estudantes e docentes, com aulas extras e a participação apesar das demandas das disciplinas regulares do curso. O trabalho conjunto de todos permitiu a oferta de participação nas mais diversas áreas do conhecimento. Em 2026 daremos continuidade à dinâmica de estudo trabalhada pelos docentes”, explica Miguel.

O estudante José Alisson Dias da Costa garantiu oito premiações em 2025, entre medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Para ele, que está concluindo o curso técnico integrado em Informática para Internet, o importante é a união da equipe: “Mesmo que eu tenha conquistado tudo isso, se não fosse o trabalho em equipe e toda a coletividade ao longo desses três anos, não teria valido a pena”.
Ele fez parte da equipe campeã da Jornada de Foguetes realizada no município de Barra do Piraí (RJ), em setembro, com um foguete que atingiu 229,2 metros no lançamento. Maria Isabelle Pereira Alves e Arifa Abdullah Barbosa Pereira também fizeram parte da equipe, que ainda garantiu a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Foguetes, seletiva para a Jornada.

A turma conta que não esperava o resultado: na véspera da prova, eles tiveram o voo cancelado devido ao mau tempo e acabaram ficando presos no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o que atrasou a chegada. Apesar do perrengue, toda a experiência valeu a pena, como conta Arifa: “Foi uma experiência interessante de aprendizado, algo diferente na nossa rotina”.

Outro destaque do ano foi o ouro da equipe Alfa-Agrotec, formada pelos estudantes Ana Clara Bloc, Brendo Rodrigues e Fernando Lourenço, na Olimpíada Brasileira de Agropecuária, realizada em agosto nas cidades de Senhor do Bonfim (BA) e Petrolina (PE). A equipe foi a única da região Nordeste medalhista na competição.
Orientador da Alfa-Agrotec, o professor Abner Girão explica que os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final da Olimpíada, que contava com questões teóricas objetivas e discursivas e ainda uma prova prática. “Após a primeira fase, eles já foram orientados sobre o conteúdo que precisava ser estudado para a execução das provas teóricas e, na reta final, fizemos um trabalho de afunilamento para as questões discursivas. Foi feito um trabalho também para as atividades práticas, e, no sorteio, tivemos a sorte de pegar as atividades que eles mais tinham treinado.”
A estudante Ana Clara Bloc aponta que o maior desafio foi vencer o nervosismo, principalmente porque era a primeira vez da equipe participando de uma prova do tipo. Para ela, além de uma grande oportunidade de realizar atividades práticas diferentes do trabalho realizado no cotidiano do curso, a olimpíada foi uma chance de conhecer novas pessoas: “O que eu mais gostei foi a questão da socialização de várias pessoas de vários lugares diferentes de todo o Brasil. Você ouvia sotaques diferentes, trejeitos diferentes. Sem contar toda a experiência que a gente pode tirar disso, desde a parte prática à parte teórica, ao que a gente aprendeu só de estar lá, convivendo com outras pessoas”.
Além de Abner, colaboraram para a preparação da Alfa-Agrotec os professores Gauberto Barros, Clodoaldo Lopes e Dyalla Ribeiro, e o médico veterinário Edmilson Rocha, todos do corpo de servidores do IFCE Crato. A equipe de mentores contou com o reforço do analista da Embrapa Algodão Gilson Pereira.
Em 2025, a preparação dos estudantes para as provas contou ainda com os docentes Demetrius Tahim, José Hermano Alencar, Nicodemos Fernandes, Anselmo Santana, João Villian de Moraes, Antônio Marcos dos Santos, Cleópatra Saraiva, Andressa Rodrigues e Regiopídio Lacerda e os servidores técnico-administrativos Ailson Lopes e Germano Elias Gomes.
Premiação

Os estudantes premiados receberam medalhas e certificados em uma solenidade realizada no fim de dezembro, com a presença de familiares. Moradores do município de Farias Brito, a cerca de 50 quilômetros do Crato, os pais de José Alisson, João e Juliana Costa, fizeram questão de comparecer à cerimônia de premiação: “Temos muito orgulho de ter um filho bem dedicado aos estudos e muito inteligente. Aqui no IFCE, teve muito apoio dos professores e muito empenho dele também”, conta João.
Confira a lista de premiações:
- Olimpíada Brasileira de Foguetes
Arifa Abdulla Barbosa Pereira, José Alisson Dias da Costa, Maria Isabelle Pereira Alves - Prata
- Jornada de Foguetes
Arifa Abdulla Barbosa Pereira, José Alisson Dias da Costa, Maria Isabelle Pereira Alves - Ouro
- Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Ana Clara da Silva Bloc, Francisco Fernando Lourenço da Silva, Brendo Rodrigues de Souza - Ouro
- Olimpíada Canguru de Matemática
José Alisson Dias da Costa - Ouro
Pedro Henrique Lima de Oliveira - Prata
Luís Renato Peixoto Rocha - Bronze
Breno dos Santos Lima - Bronze
Luan Nicolas Costa Lima - Honra ao Mérito
- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
José Alisson Dias da Costa - Prata
Olimpíada Brasileira de Português
Clara Steffany Coelho da Silva - Prata
José Alisson Dias da Costa - Bronze
Said Gonçalves Caçula - Menção Honrosa Nacional
Gustavo Levy Pinheiro - Menção Honrosa da instituição
Letícia Esther Linhares de Oliveira - Menção Honrosa da instituição
Marcos Antônio de Matos Belarmino Filho - Menção Honrosa da instituição
Izabela Gomes Fonseca de Alencar - Menção Honrosa da instituição
- Olimpíada de Matemática do IFCE
José Alisson Dias da Costa - Ouro
Luís Renato Peixoto Rocha - Prata
- Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico
José Alisson Dias da Costa - Ouro
Raquel Ferreira Rocha - Prata
Marcos Antônio de Matos Belarmino Filho - Prata
Victor Emanuel Ferreira de Mendonça - Bronze
- Olimpíada Brasileira de Africanidades e Povos Originários
Sofia Rodrigues Leandro do Nascimento - Bronze
João Biliu de Sá Belisário - Menção Honrosa
Pedro Iago Barreto Vieira dos Santos - Menção Honrosa
- Olimpíada Brasileira de Geografia
Pedro Henrique Lima de Oliveira, Leonam Chrystopher Araújo Silva e Victor Emanuel Ferreira de Mendonça - Prata
Luís Renato Peixoto Rocha, Luis Levi Custódio Xenofonte e Guilherme Pereira Lima - Bronze
- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
José Alisson Dias da Costa - Menção Honrosa
Luan Nicolas Costa Lima - Menção Honrosa
Luís Renato Peixoto Rocha - Menção Honrosa
- Palavras-chave:
- olimpíadas crato