Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Primeira turma

Curso de Operadora de Computador inaugura o Programa Mulheres Mil no Crato

Vinte e cinco mulheres participam da formação, que terá duração de três meses

Publicada por Alissa Carvalho em 19/09/2025 Atualizada em 19 de Setembro de 2025 às 10:18

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (18) a aula inaugural do curso de Operadora de Computador, marco inicial das atividades do Programa Mulheres Mil no campus de Crato do IFCE. O programa é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A formação tem duração de três meses, com aulas às segundas, quartas e sextas, de 13h às 17h. Além do material de estudos, com bolsa, camisa e caderno, cada aluna receberá auxílio de R$240 mensais.

Coordenadora da ação no IFCE Crato, a pedagoga Djane Alves explica que o Mulheres Mil, além de fornecer qualificação profissional, é também uma forma de empoderar as mulheres participantes. No curso, as disciplinas técnicas da área dividem espaço com temas como empreendedorismo e saúde da mulher.

Colaboradoras terceirizadas do campus, Fabiana Silva e Seliane Brito estão entre as 25 alunas da primeira turma do Mulheres Mil no Crato.

Para Fabiana, essa é uma oportunidade de ouro: "Foi a curiosidade e a vontade de se profissionalizar e qualificar. A gente não teve muita oportunidade no passado, e hoje a gente tem, com pessoas que nos incentivam. Resta a gente correr atrás, e é isso que estamos fazendo", conta ela.

Assim como Fabiana, Seliane conta que, ao longo da vida, também teve poucas oportunidades de aprender a mexer em computadores. Com o curso, ela espera se qualificar na área: "As nossas expectativas são as melhores, estou muito empolgada. Só temos a agradecer o incentivo da coordenação do curso e também da direção".