Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Retrospectiva 2025

Biblioteca vira palco de arte e desconexão

Ações estimularam a criatividade de estudantes

Publicada por Alissa Carvalho em 22/12/2025 Atualizada em 22 de Dezembro de 2025 às 09:59

Pintura de mandalas, arte com palitos de picolé, produção de papertoys, criação de cartões de Natal: em 2025, a Biblioteca José do Vale Arraes Feitosa se aventurou para além das páginas dos livros e promoveu atividades de artesanato e trabalho manual para a comunidade acadêmica com o projeto BiblioArte.

O objetivo é aproximar os estudantes da leitura e do espaço da biblioteca, oferecendo experiências que estimulem criatividade, a reflexão e a participação: “As ações são pensadas para fortalecer a formação cultural, integrando literatura e arte, com o objetivo de promover o acesso ao conhecimento e tornar a biblioteca um espaço vivo dentro do campus”, explica a bibliotecária Ana Karolyne Nogueira, uma das coordenadoras da iniciativa.

Atividades estimularam criatividade dos estudantes
Atividades estimularam criatividade dos estudantes

O BiblioArte junta-se a outras iniciativas da biblioteca, como os momentos de karaokê e de jogos, como uma forma de atrair os estudantes para o espaço: “Esse ano nosso foco principal foi a desconexão com celular e telas e a oferta de outras opções de entretenimento, além da leitura, como atividades artísticas, jogos e música”, conta a bibliotecária Jorgivania Lopes.

Em outubro, a já tradicional Semana do Livro e da Biblioteca também proporcionou novas experiências para o público. Com o tema “Uma viagem literária pelo mundo”, o evento uniu literatura a outras formas de arte, como teatro, pintura e cinema.

Karolyne e Jorgivania explicam que a programação de atividades do setor foi definida levando em consideração os interesses da comunidade acadêmica e também as demandas pedagógicas do campus. Construído de forma colaborativa pela equipe da biblioteca e com a participação ativa dos estudantes, o projeto busca transformar a biblioteca em um espaço de refúgio e de estímulo à criatividade.

Para elas, a biblioteca é não apenas um local de desenvolvimento intelectual, mas também um espaço acolhedor, que agrega diferentes grupos: “Aqui eles têm acesso a livros, computadores, estudos orientados, atividades culturais e projetos que ampliam seu repertório. Quanto mais os estudantes frequentam a biblioteca, mais se sentem pertencentes à instituição e mais naturalmente incorporam a leitura em seu cotidiano acadêmico e pessoal”, defende Karolyne.

As ações fizeram tanto sucesso entre os estudantes que a ideia, segundo Jorgivania, é ampliar a programação cultural e literária no ano que vem, envolvendo também a comunidade externa com atividades de extensão: “Queremos impulsionar projetos já tradicionais da biblioteca e oferecer novas atividades que dialoguem com literatura, criatividade, escrita e expressão artística”.

Participação na Feira de Ciências rendeu bolsas de iniciação científica
Participação na Feira de Ciências rendeu bolsas de iniciação científica

As ações da biblioteca renderam a apresentação de dois projetos na Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura do campus, realizada em outubro. “Arte e desconexão: redescobrindo a biblioteca do IFCE campus Crato”, que abordou as atividades do BiblioArte, foi eleito o segundo melhor trabalho da categoria de Linguagens e Códigos. Já o projeto “Portais da imaginação: incentivando a leitura com Harry Potter e O Senhor dos Anéis” alcançou o terceiro lugar na mesma categoria. As premiações renderam bolsas de Iniciação Científica Júnior ICJ/CNPq para os estudantes que apresentaram os projetos.

Uma das bolsistas que ajudará a desenvolver as atividades do BiblioArte em 2026 é Lara Tavares, aluna do curso técnico integrado em Informática para Internet, que está empolgada para dar continuidade ao projeto: “Foi uma iniciativa muito importante, ajudando muito os alunos estimulando a criatividade, socialização, criatividade e até no desenvolvimento da coordenação motora. Já temos muitas ideias de futuras oficinas para o ano de 2026”.

A equipe da biblioteca também percebeu que, após a Feira, as obras trabalhadas no projeto de incentivo à leitura - Harry Potter e Senhor dos Anéis - foram mais procuradas pelos estudantes. Por isso, a indicação de obras e autores também será prioridade para as atividades no ano que vem.

Atividades atraíram estudantes para a biblioteca
Atividades atraíram estudantes para a biblioteca

Palavras-chave:
biblioteca crato retrospectiva

Notícias relacionadas