Retrospectiva
Ações de capacitação de servidores ganharam destaque em 2025
Objetivo é ampliar ações do tipo em 2026
Publicada por Alissa Carvalho em 17/12/2025 ― Atualizada em 17 de Dezembro de 2025 às 17:59
Ações de capacitação de servidores ganharam destaque em 2025 no campus de Crato do IFCE. Coordenadas por diversos setores da instituição e abordando temas importantes para o cotidiano de trabalho, as ações buscam mais eficiência na prestação de serviços, ajudam a desenvolver a autoconfiança e promover o crescimento pessoal e profissional dos servidores.
No segundo semestre do ano, por exemplo, a instituição investiu em cursos rápidos sobre comunicação não violenta, logística de contratações públicas e elaboração de estudos técnicos preliminares e termos de referência, como parte das ações do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

O assistente em administração Jean Alves, que trabalha no setor de Licitações do campus, participou das capacitações na área e conta que as formações contribuem para que ele se sinta mais preparado para as atividades cotidianas: “Os cursos são importantes para garantir transparência, eficiência e legalidade nos processos de contratação”.
O pensamento de Jean é compartilhado pelo chefe do Departamento de Recursos Humanos do Crato, Isaac Bandeira: “Essas ações são importantes para melhorar a efetividade e a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, defende ele.
Fruto de uma parceria interinstitucional entre IFCE, Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Regional do Cariri (Urca), a formação de bancas de heteroidentificação também é tema de capacitação. Além de estudantes e membros externos da banca de heteroidentificação do campus, cinco servidores participam da formação, que aborda temas como os aspectos jurídicos das políticas afirmativas e os procedimentos e regulamentos da aferição.
“O curso tira as dúvidas e ainda nos deixa mais seguros para atuar na banca”, conta a técnica em assuntos educacionais Leia Agostinho, uma das integrantes da banca de heteroidentificação do campus de Crato. Ela conta que tinha medo de cometer erros, mas agora se sente mais confiante.
Ensino
O ensino também foi foco de atividades de capacitação em 2025. Em ciclos formativos, foram abordados o novo ensino médio e a flexibilização curricular nos institutos federais, dificuldades e transtornos de aprendizagem e os desafios para permanência, êxito e qualidade da educação profissional e tecnológica.
“Os ciclos formativos permitem aos professores e demais profissionais da educação repensarem suas práticas, criando espaços de reflexão e aprendizado coletivo. Por meio da troca de experiências e sempre em um processo contínuo de reflexão sobre a prática, se desenvolve novas estratégias de ensino, novas abordagens, fortalecendo o trabalho em equipe e a autonomia profissional. Assim, construímos uma educação mais significativa e transformadora”, explica o chefe do Departamento de Ensino do campus, Kailton Gonçalves.

Participante ativa de diversas atividades, a professora Angélica Luna destaca principalmente a formação sobre a importância da comunicação não violenta para a construção de relações mais acolhedoras, ministrada por Bárbara Diniz, assistente social do campus Limoeiro do Norte: “Esse tema especificamente pode contribuir para uma melhor convivência e até redução de mal entendidos e conflitos. Mas outros temas como trabalho colaborativo, bem estar, saúde mental, relações interpessoais seriam muito bem-vindos”, conta ela.
Gabinete+
O pedido de Angélica por formações mais variadas deve ser atendido num futuro próximo. Com o objetivo de ampliar ainda mais as ações de capacitação para servidores, setores do campus devem unir forças, nos próximos meses, para colocar em prática o projeto Gabinete+ de Qualificação, que ofertará atividades formativas de curta duração.
A ideia é contemplar, sempre com a participação do gabinete, setores e temáticas diversas. Em breve, a própria comunidade de servidores poderá sugerir temas e atividades de formação. As ações, como explica o técnico em eventos Victor Pinheiro, serão divididas em dois eixos: formação técnica e desenvolvimento pessoal.
“Algumas atividades vão ser mais práticas, outras mais teóricas. Algumas terão objetivos especificamente voltados à atuação profissional e outras vão ser voltadas a garantir que o servidor tenha conhecimento suficiente para transformar o ambiente de trabalho em um ambiente mais propício ao desenvolvimento das atividades de uma forma mais saudável”, explica Victor.
A primeira ação do Gabinete+ já tem data marcada: no dia 18 de outubro, às 13h30, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) será tema de capacitação, com o objetivo de aprimorar conhecimentos e práticas relacionadas ao uso sistema e fortalecer a eficiência dos fluxos administrativos da instituição.

- Palavras-chave:
- Crato capacitação retrospectiva