Processo Seletivo
Prorrogadas inscrições para cursos técnicos
Candidatos terão até o dia 1º de maio para se inscrever em Processo Seletivo para cursos técnicos
Publicada por Felipe Rodrigues em 23/04/2025 ― Atualizada há 1 semana, 4 dias
O Instituto Federal do Ceará prorrogou até o dia 1º de maio o prazo de inscrição para o Processo Seletivo 2025.2, que disponibiliza 120 vagas para os cursos técnicos subsequentes em Agropecuária, Alimentos e Edificações no campus de Crateús. Os cursos são destinados a estudantes que concluíram o Ensino Médio e as aulas têm início no dia 13 de agosto. Os cursos são gratuitos.
Com um ano e meio de duração, os cursos técnicos em Alimentos e Edificações têm aulas previstas para o turno da tarde e o curso de Agropecuária tem aulas pela manhã.
O processo seletivo ocorre em uma única etapa e os candidatos são classificados de acordo com suas notas do Ensino Médio, a partir de análise do histórico escolar dos participantes. As inscrições devem ser realizadas via internet, no endereço https://ifce.seletar.com.br. Após concluir a inscrição, o candidato deve salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição e guardar as credenciais de acesso para acompanhar o andamento do processo seletivo.
Metade das vagas são destinadas a pessoas egressas de escolas públicas, compartilhadas entre pessoas que se autodeclaram negras (pretas e pardas), de baixa renda, pessoas com deficiência e quilombolas. O acesso à reserva de vagas requer comprovação por documentos e candidatos negros devem passar por processo de aferição de heteroidentificação, conforme o edital.
Agropecuária
O curso Técnico em Agropecuária visa a formação de profissionais habilitados a realizar tarefas ligadas as atividades de produção agrícola, zootécnica e agroindustrial, a fim de atender as necessidades de organização e produção dos diversos segmentos da cadeia produtiva do agronegócio. O profissional formado nesta área pode atuar nas instituições públicas e privadas como consultor em projetos agropecuários e trabalhar desenvolvendo empreendimentos zootécnicos e agrícolas próprios. Pode também desenvolver atividades de planejamento, gerenciamento e comercialização de produtos agropecuários, entre outras atividades afins.
Alimentos
O curso Técnico em Alimentos visa a capacitar profissionais para atuar na área de desenvolvimento, beneficiamento, armazenamento e comercialização em indústrias de alimentos, bem como no controle de qualidade em serviços de alimentação. O profissional dessa área obtém compreensão do processo envolvido na produção de alimentos e bebidas, especialmente os processos industriais, e desenvolve espírito empreendedor para a área de alimentos a fim de atender a demanda local e regional, potencializando o desenvolvimento da região.
Edificações
O curso Técnico em Edificações tem foco no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao profissional da construção civil e concentra seus estudos em áreas ligadas a projetos, construção e manutenção de obras civis. Na prática, esses estudos envolvem as fases de projeto e desenho, construção e acabamento, instalações elétricas e hidro-sanitárias e tratamento das estruturas.
Processo Seletivo 2025.2
Além de Crateús, o Edital disponibiliza vagas nos campi de Acaraú, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Crato, Guaramiranga e Horizonte. Há vagas disponíveis também em Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá e Umirim. No total, são 2.150 vagas em 59 cursos técnicos.