Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

PartiuIF

PartiuIF abre inscrições para estudantes em Crateús

Estão disponíveis 40 vagas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico até 9 de abril.

Publicada por Felipe Rodrigues em 31/03/2025 Atualizada há 1 mês

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou edital para a seleção de alunos no programa Partiu IF, que tem como objetivo preparar estudantes do Ensino Fundamental para ingressar no Ensino Médio. O programa oferece aulas de Matemática, Português e Ciências da Natureza, além de uma formação suplementar voltada ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes.

São 40 vagas disponíveis para o campus de Crateús, e as inscrições podem ser realizadas até 9 de abril por meio do formulário eletrônico: https://bit.ly/PartiuIFCrateus.

Podem se inscrever estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas, que pertençam a grupos prioritários e tenham histórico de vulnerabilidade social. O programa terá duração de oito meses, e os alunos selecionados receberão uma ajuda de custo de R$ 200,00.

A seleção será realizada por meio de sorteio, que ocorrerá no dia 14 de abril, com transmissão ao vivo pelo canal TVIFCE no YouTube. O resultado final será divulgado em 17 de abril, e as matrículas dos selecionados devem ser feitas no dia 22 de abril. O início das atividades está previsto para 24 de abril.

Acesse o edital para conferir todas as informações, incluindo a documentação necessária, os pré-requisitos para inscrição e o cronograma completo.

Sobre o Partiu IF

O Programa Partiu IF é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). No Ceará, são ofertadas 1.360 vagas distribuídas em todos os campi. O programa oferece aulas e atividades para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas. O objetivo é recompor habilidades e competências essenciais, ampliando as oportunidades educacionais e facilitando o acesso ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação.