Ensino
IFCE Crateús promove Encontro Pedagógico sobre inteligência artificial e acessibilidade na educação
Evento reúne corpo docente e pedagógico do campus em dois dias de atividade que precedem o início do semestre letivo
Publicada por Felipe Rodrigues em 11/08/2025 ― Atualizada em 19 de Agosto de 2025 às 10:43
O IFCE campus de Crateús realiza, no dia 13 de agosto, o Encontro Pedagógico 2025.2, com o tema Educação em tempos de mudança: inteligência artificial e acessibilidade como desafios e possibilidades. O evento reunirá docentes e técnicos para debater o uso crítico e criativo das tecnologias digitais no ensino, além de discutir estratégias de inclusão e equidade. O evento busca atualizar os participantes sobre os desafios contemporâneos da educação e incentivar a adoção de práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras, fortalecendo o compromisso do IFCE com a formação integral dos estudantes.
A programação tem início com a mesa-redonda Reflexões sobre o uso crítico e criativo das tecnologias digitais no cotidiano escolar, com participação dos professores Jonas Guimarães, Suelen Pereira, Joaquim Brasil e Lourdes Vicente, sob mediação da professora Ana Clara Souza. O debate abordará temas como o uso consciente de celulares e inteligência artificial em sala de aula, impactos éticos e educacionais da tecnologia e práticas de combate ao plágio acadêmico.
À tarde, o destaque será a mesa Planejamento personalizado: o PEI-AC como instrumento de inclusão e equidade, conduzida pela coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas Maria Coelho e mediada pela professora Gerlândia Melo. O encontro apresentará fundamentos legais e práticas de implementação do Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI-AC) no IFCE, além de discutir o papel do Núcleo na elaboração e acompanhamento desses planos para estudantes com deficiência.
Reflexão e Inovação
Os encontros pedagógicos ocorrem de forma regular nos diversos campi do IFCE, no começo de cada semestre. Eles buscam fortalecer o planejamento pedagógico, promover reflexões e estimular práticas inovadoras junto a docentes e técnicos. A agenda costuma anteceder as aulas, configurando-se como um pontapé inicial para o semestre.