Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

PIBID

IFCE campus Crateús lança edital para seleção de bolsistas do PIBID 2026

Seleção é voltada a estudantes da Licenciatura em Matemática, com duas vagas imediatas e cadastro de reserva; inscrições seguem até 9 de fevereiro

Publicada por Felipe Rodrigues em 29/01/2026 Atualizada em 29 de Janeiro de 2026 às 15:01

O IFCE campus Crateús abre inscrições para estudantes bolsistas e cadastro de reserva para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), edição 2026. As vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Matemática e tem como objetivo a atuação dos bolsistas em subprojetos desenvolvidos em escolas da rede pública de Educação Básica.

Ao todo, estão sendo ofertadas duas vagas imediatas, além de oito vagas para cadastro de reserva, conforme a ordem de classificação no processo seletivo. O edital tem validade de um ano, a contar da divulgação do resultado final, e prevê a concessão de bolsas mensais no valor de R$ 700,00, com duração de até oito meses, para os bolsistas.

As inscrições acontecem de 3 a 9 de fevereiro de 2026, até as 21h, e devem ser realizadas presencialmente na recepção do campus de Crateús. Para concorrer, os candidatos precisam atender a critérios como estar regularmente matriculados no curso, possuir currículo atualizado na Plataforma Freire, ter disponibilidade mínima de 30 horas mensais para as atividades do programa e não acumular bolsas de fomento, excetuando-se os auxílios de caráter assistencial previstos em norma.

O processo seletivo será composto por duas etapas, análise do Índice de Rendimento Acadêmico e entrevista, que avaliará as motivações e a afinidade do candidato com os objetivos do PIBID. O resultado final está previsto para ser divulgado em 26 de fevereiro de 2026, na página de editais do campus.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma política nacional de formação inicial de professores, coordenada pela Capes, que promove a aproximação entre a Educação Superior e a Educação Básica, contribuindo para a formação docente, a valorização do magistério e o fortalecimento das licenciaturas.