Premiação
IFCE campus Crateús conquista ouro na Mostra Ceará Faz Ciência 2025
Três equipes do Clube de Ciências do curso técnico em Química foram aprovadas para a Feira do Conhecimento; alunas do 2º ano levaram medalha de ouro e bolsas de iniciação científica.
Publicada por Felipe Rodrigues em 13/11/2025 ― Atualizada em 13 de Novembro de 2025 às 17:53
O IFCE campus Crateús marcou presença na Feira do Conhecimento 2025: três equipes do Clube de Ciências do curso técnico integrado em Química foram selecionadas para participar do evento organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Duas delas foram aprovadas para a Mostra Ceará Faz Ciência, destinada a estudantes de 1º e 2º anos, e uma para o Salão do Inventor Expedito Parente, categoria aberta a todos os públicos. O evento ocorreu entre os dias 6 e 8 de novembro de 2025, no Centro de Eventos do Ceará.
O grande destaque foi o projeto Sistema de dessalinização de águas assistido por radiações de micro-ondas e ultravioleta, desenvolvido pelas alunas Dhenyfer Oliveira Silva e Marianne Ferreira Fernandes, ambas do 2º ano. Orientada pelo professor Raimundo Nonato Lima Júnior, a equipe conquistou medalha de ouro na Mostra Ceará Faz Ciência, resultado que assegurou bolsas de iniciação científica pelo programa Rede Pop CE e permite a continuidade do trabalho ao longo de 2026.
Além do projeto premiado, outra equipe que integra o Clube de Ciências do curso de Química participou da Mostra Ceará Faz Ciência, com a pesquisa Estação Solar de Tratamento de Águas, da estudante Ana Luiza Messias da Costa (A2), também sob orientação do professor Raimundo Nonato. O terceiro trabalho selecionado, aprovado para o Salão do Inventor Expedito Parente 2025, foi o projeto TASP – Tratamento de Água por Sistema Parabólico, desenvolvido pela aluna Ana Luiza Gonçalves, também orientada pelo professor Nonato.
Avaliação positiva
O professor Nonato avalia que o campus de Crateús do IFCE está se consolidando como referência nacional no desenvolvimento de projetos de pesquisa na educação básica. “O excelente resultado na Mostra Ceará Faz Ciência se soma a diversos outros que temos observado ao longo dos últimos anos e refletem a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no ensino médio do nosso campus”, afirma o docente. “Isso nos enche de orgulho e nos impulsiona a sonhar cada vez mais alto”, conclui.
O edital que regulamenta a Mostra Ceará Faz Ciência foi publicado pela Secitece e integra a programação oficial da Feira do Conhecimento 2025, reunindo projetos de diversas instituições em áreas como ciências exatas, meio ambiente, tecnologias sustentáveis e inovação social.