Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Premiação

IFCE campus Crateús conquista ouro na Mostra Ceará Faz Ciência 2025

Três equipes do Clube de Ciências do curso técnico em Química foram aprovadas para a Feira do Conhecimento; alunas do 2º ano levaram medalha de ouro e bolsas de iniciação científica.

Publicada por Felipe Rodrigues em 13/11/2025 Atualizada em 13 de Novembro de 2025 às 17:53

O IFCE campus Crateús marcou presença na Feira do Conhecimento 2025: três equipes do Clube de Ciências do curso técnico integrado em Química foram selecionadas para participar do evento organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Duas delas foram aprovadas para a Mostra Ceará Faz Ciência, destinada a estudantes de 1º e 2º anos, e uma para o Salão do Inventor Expedito Parente, categoria aberta a todos os públicos. O evento ocorreu entre os dias 6 e 8 de novembro de 2025, no Centro de Eventos do Ceará.

O grande destaque foi o projeto Sistema de dessalinização de águas assistido por radiações de micro-ondas e ultravioleta, desenvolvido pelas alunas Dhenyfer Oliveira Silva e Marianne Ferreira Fernandes, ambas do 2º ano. Orientada pelo professor Raimundo Nonato Lima Júnior, a equipe conquistou medalha de ouro na Mostra Ceará Faz Ciência, resultado que assegurou bolsas de iniciação científica pelo programa Rede Pop CE e permite a continuidade do trabalho ao longo de 2026.

Além do projeto premiado, outra equipe que integra o Clube de Ciências do curso de Química participou da Mostra Ceará Faz Ciência, com a pesquisa Estação Solar de Tratamento de Águas, da estudante Ana Luiza Messias da Costa (A2), também sob orientação do professor Raimundo Nonato. O terceiro trabalho selecionado, aprovado para o Salão do Inventor Expedito Parente 2025, foi o projeto TASP – Tratamento de Água por Sistema Parabólico, desenvolvido pela aluna Ana Luiza Gonçalves, também orientada pelo professor Nonato.

Avaliação positiva

O professor Nonato avalia que o campus de Crateús do IFCE está se consolidando como referência nacional no desenvolvimento de projetos de pesquisa na educação básica. “O excelente resultado na Mostra Ceará Faz Ciência se soma a diversos outros que temos observado ao longo dos últimos anos e refletem a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no ensino médio do nosso campus”, afirma o docente. “Isso nos enche de orgulho e nos impulsiona a sonhar cada vez mais alto”, conclui.

O edital que regulamenta a Mostra Ceará Faz Ciência foi publicado pela Secitece e integra a programação oficial da Feira do Conhecimento 2025, reunindo projetos de diversas instituições em áreas como ciências exatas, meio ambiente, tecnologias sustentáveis e inovação social.