Pesquisa
Estudante do IFCE Crateús é finalista do Prêmio Anas – Mulher e Ciência
O Sistema Sustentável de Purificação de Água com Energia Solar, iniciativa desenvolvida pela estudante, alia ciência, sustentabilidade e inovação para contribuir com soluções de impacto social e ambiental. Votação vai até sexta-feira, 12 de setembro.
Publicada por Felipe Rodrigues em 10/09/2025 ― Atualizada em 10 de Setembro de 2025 às 14:55
A estudante Ana Luiza Carvalho Gonçalves, do curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio do IFCE campus de Crateús, é finalista do 3º Prêmio Anas – Mulher e Ciência, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Ceará. Nesta etapa, a comunidade acadêmica escolhe, por meio de votação, o projeto vencedor. A enquete está disponível em formulário eletrônico até esta sexta-feira, 12 de setembro.
O projeto desenvolvido por Ana Luiza é o TASP – Sistema Sustentável de Purificação de Água com Energia Solar, iniciativa que alia ciência, sustentabilidade e inovação para contribuir com soluções de impacto social e ambiental. “Aqui o sol é intenso e foi justamente essa intensidade solar que incentivou a construção do protótipo que transforma luz em esperança”, explica a inventora. “Porque o conhecimento bem aplicado e respeitando os territórios pode até transformar o calor em solução”, conclui.
Além de Ana Luiza, de Crateús, concorrem Ana Luisa Cavalcante Farias, do IFCE campus de Tauá, e Petronília Dáfine Sousa Almeida, do campus de Limoeiro do Norte, na categoria Colégio de Ciências da Vida no nível técnico.
Prêmio Anas
O Prêmio Anas – Mulheres e Ciência homenageia pesquisadoras e estudantes do IFCE que se destacam na produção científica em diversas áreas do conhecimento, reforçando o protagonismo de mulheres e meninas na ciência e incentivando novas gerações de pesquisadoras. Com duas categorias – servidora e estudante – o prêmio contempla as três grandes áreas de conhecimento: Colégio de Ciências da Vida; Colégio de Ciências Humanas; e Colégio das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares.