Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

IFCE Cedro tem artigo aprovado em Conferência internacional

Trabalho aborda ambiente de inovação em economia criativa

Publicada por Francisco Lima em 15/12/2025 Atualizada em 16 de Dezembro de 2025 às 13:13

A aluna do curso EAD Técnico em Administração Jadienne Costa Silva , e os professores Rodrigo Ábnner (Campus Cedro) e Amanda Conrado (Campus Guaramiranga) tiveram o trabalho “Innovation environment on creative economy observatories in Brazil”(“Ambiente de Inovação em observatórios de Economia Criativa no Brasil” )aprovado na conferência Entreprendre par l’art : subjectivités, contextes et dynamiques collectives (Jornada de Estudos – Empreendedorismo através da arte: subjetividades, contextos e dinâmicas coletivas), na Universidade de Paris Nanterre – França, o qual vai ocorrer em 26 de janeiro de 2026.

O tema geral do evento é o empreendedorismo através da arte e suas relações com emoções, contextos, colaboração e impactos sociais.

O objetivo geral do artigo é o de apresentar como ocorrem os processos de inovação aberta em decorrência da relação entre o Observatório Cariri de Economia Criativa e de atores institucionais, no ambiente de inovação.

Segundo a aluna, "ter o nosso trabalho aprovado em um evento internacional é uma realização que ultrapassa tudo o que eu imaginava para minha trajetória no ensino técnico. É gratificante poder representar o IFCE e ver que a pesquisa que nasceu no PIBIC Jr alcançou um espaço tão significativo. Essa conquista reforça o quanto a educação pública transforma vidas e abre caminhos que antes pareciam impossíveis", afirma a aluna.

Para o professor Rodrigo Ábnner, “É muito importante estimular a pesquisa no nível técnico no IFCE para que possamos lograr conquistas como essa. Ressaltamos também a importância da parceria com o campus de Guaramiranga, na figura da professora Amanda Conrado, bem como a parceria que temos com o professor Christian Makaya (também co-autor do estudo) e da Ascencia Business School, em Paris", destaca o docente.

Segundo a professora Amanda Conrado, a atuação de servidores e alunos em rede, internamente e externamente, é um fator que deve ser incentivado pela instituição pois os resultados podem ser surpreendentes. "No Ifce temo um corpo de servidores muito qualificados e alunos com potencial, esta combinação, quando bem direcionada traz resultados relevantes cientificamente e até economicamente", afirma a docente.