Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Projeto atrai estudantes de outras escolas para o campus

IFCE de Perto foi lançado nesta quarta, dia 20 de fevereiro

Publicada em 22/02/2019 Atualizada há 3 meses, 1 semana

Cerca de 70 alunos da escola Municipal Maria Dolores Menezes de Almeida, localizada no Bairro Novo Pabussu, em Caucaia, visitaram nesta quarta-feira, 20/02, o campus do IFCE na cidade. A atividade marcou o lançamento do projeto IFCE de Perto, elaborado por uma comissão composta por estudantes e servidores do campus. A cada mês serão realizadas duas visitas mensais de estudantes de Ensino Fundamental, que virão ao campus para conhecer os cursos e as instalações físicas do Instituto Federal de Caucaia.

"Nós queremos divulgar o IFCE para os estudantes que moram em Caucaia", explica o professor Tadeu Carneiro, um dos idealizadores do projeto. "Nós sabemos que existem alunos da rede pública de Caucaia que não sabem que o IFCE existe e
quais são as oportunidades que nós oferecemos. Então nós pensamos em uma programação que dê a oportunidade para que os alunos que vierem nos visitar tenham uma visão de todo o funcionamento do campus", diz ele. "Por isso nós vamos passar pelos laboratórios, salas de aula, auditório...", enumera. Ainda de acordo com Tadeu, a próxima edição do projeto está prevista para o dia 27 de fevereiro, com mais 80 alunos participantes.


Jonathan Braga, que está no nono ano do Ensino Fundamental, contou que ficou interessado pelo curso técnico de Eletroeletrônica e que já queria visitar o IFCE. "Eu sempre tive o sonho de estudar aqui, então pra mim tá sendo bem legal conhecer os cursos e ver como o IF funciona".

Samara Angela da Costa já saiu da visita com o curso escolhido para fazer o Ensino Médio e a formação profissional no IFCE. "Eu gostei de Petroquímica, achei bem legal a apresentação que eles fizeram". Arielle Almeida, que também está no nono ano do Ensino Fundamental, disse que já tinha ouvido falar do IFCE, mas nunca tinha visitado o campus. "Eu gostei muito da estrutura, fiquei animada pra estudar aqui".

Cláudio Arruda, professor de História, veio acompanhando os alunos e elogiou a criação do projeto. Ele contou que já conhecia o IFCE por ter participado de outros eventos, mas que para os estudantes esse foi o primeiro contato com a unidade. "É uma oportunidade de nós mostrarmos pro nosso estudante essa possibilidade de formação que eles têm quando terminarem o Ensino Fundamental".