Live no youtube dia 18/09
Seminário online discute ensino-aprendizagem da capoeira
Atividade é realizada pelo projeto de extensão Simplesmente Capoeirar e recebe convidados do Centro Cultural Capoeira Água de Beber
Publicada por Andressa Sanches em 10/09/2025 ― Atualizada em 10 de Setembro de 2025 às 14:55
O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará transmite em seu canal do YouTube, às 16h do dia 18 de setembro, o seminário "Eu, você, a escola e a capoeira - EVEC 2025". A atividade é realizada pelo projeto de extensão Simplesmente Capoeirar e busca compartilhar experiências relacionados ao ensino-aprendizagem da capoeira.
A live recebe membros do Centro Cultural Capoeira Água de Beber como convidados e palestrantes. Robério Batista Queiroz, o mestre Robério, palestrará sobre a educação comunitária desenvolvida no Projeto EVEC há 23 anos. Os formandos João Ferreira de Oliveira Filho (João Roots) e Maxuel Freitas Ferreira apresentam experiências educativas que os conduzem na capoeira e o processo de formação de mestres e mestras de capoeira na atualidade. A mediação é da professora Sammia Castro, coordenadora do projeto Simplesmente Capoeirar do campus Canindé.
Inscreva-se aqui para garantir seu certificado de participação.
Conheça os palestrantes
Robério Batista de Queiroz é Mestre de Capoeira, fundador do Centro Cultural Capoeira Água de Beber (CECAB), e educador com larga experiência tanto nos sistemas de ensino formal quanto entre experiências pedagógicas de cunho popular. Atualmente, possui densa atuação em diversos programas e ações de caráter educativo, sobretudo localizados em territórios periféricos da cidade de Fortaleza/CE, bem como conduz formações explorando as potencialidades político-pedagógicas da capoeira em variadas cidades do Brasil e em outros países.
João Ferreira de Oliveira Filho (João Roots) é formado pelo Centro Cultural Capoeira Água de Beber, iniciado no ano de 1996. É educador de Capoeira, tendo ministrado oficinas de capoeira em vários países e, há oito anos, integra o Instituto Povo do Mar como educador social, utilizando a Capoeira como instrumento de transformação e inclusão. Também atua no ensino da Capoeira na sede da Capoeira Água de Beber, em Fortaleza, reafirmando a Capoeira como caminho de cultura, resistência e promoção de valores humanos.
Maxuel Freitas Ferreira é capoeirista iniciado em 1994 e formado pelo Centro Cultural Capoeira Água de Beber. Aeroviário e graduado em Turismo, possui ampla experiência no ensino da Capoeira no bairro da Serrinha, em Fortaleza, onde promove rodas e vivências que fortalecem os princípios de uma Capoeira comprometida com seus valores humanitários, indo muito além do aspecto físico.
Sammia Castro Silva é Doutora e Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará); Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular (Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro); e graduada em Educação Física (Universidade Estadual do Ceará) e em Pedagogia (Universidade Cândido Mendes). É instrutora de Hatta Yoga com Especialização em Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano (Centro de Mediadores-2024) e capoeirista do Centro Cultural Capoeira Água de Beber desde 2012.