Projeto realiza mais de 200 oficinas em escolas públicas
62 bolsistas do IFCE ministraram atividades de formação suplementar em municípios dos Sertões de Canindé
Publicada em 27/12/2021 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana

Encerraram, em dezembro de 2021, as atividades do projeto Oficinas Pedagógicas em Escolas Públicas de Educação Básica.
O projeto realizou 202 oficinas pedagógicas nas áreas de Português, Matemática e Conhecimento Geral em escolas públicas municipais e estaduais dos sertões de Canindé. O objetivo era contribuir para a melhoria dos indicadores de desempenho escolar nos anos finais do Ensino Fundamental.
Para Jardel Umbelino, estudante da licenciatura em Matemática e um dos 62 bolsistas do projeto, as oficinas pedagógicas inovaram no contexto de ensino fragilizado pela pandemia do COVID-19. “Além de ter promovido um ensino dinâmico que transpassa o ensino remoto, o projeto trouxe um cenário de vivências e experiências para os futuros professores da educação básica”, comenta.
Para Luiz Mesquita Júnior, da licenciatura em Educação Física, o projeto de oficinas pedagógicas proporcionou o retorno – dessa vez como professor - à sua escola de origem, localizada em Targinos, na zona rural de Canindé. "Voltar me fez entender a importância e o significado dessa contribuição, ressignificar minhas aprendizagens. Pude voltar com um novo olhar a partir da formação do IFCE, percebendo que em cada aluno ali presente na comunidade de Targinos também reside a vontade de aprender e descobrir coisas novas assim como eu”, relata.
Neyara Jucá, professora da Escola Miguel Antonio Oliveira, onde Júnior ministrou suas oficinas, conta que não foram somente os estudantes que aprenderam com a experiência. “Nossos estudantes puderam aprender, na prática e com linguagem adequada à sua faixa etária, a importância da alimentação saudável. E nós, professores, de mesmo modo, acompanhamos de modo concreto, o que os PCN e a BNCC nos falam sobre Educação Alimentar e Nutricional, mas que, até então, não saíam do campo teórico”, detalha.
Para 2022, está prevista a publicação (impressa e virtual) de um livro com 12 relatos de experiência dos bolsistas atuantes no projeto, chamado “Oficinas Pedagógicas e Iniciação a Docência: experiências do IFCE Campus Canindé”.
SOBRE
O projeto Oficinas Pedagógicas em Escolas Públicas de Educação Básica foi fomentado pela execução da emenda parlamentar nº 41470007, do deputado federal Idilvan Alencar (PDT). Ao todo, foi investido um total de R$80.800 em bolsas para 62 estudantes do campus Canindé.
As oficinas ministradas tiveram os seguintes temas: Turismo e História, Turismo e Geografia, Informática e Internet, Internet das Coisas, Letramento Digital, Leitura e Escrita, Fundamentos de Gramática, Leitura Textual através da Música, Razão e Proporção, Juros Simples e Compostos, Operações da Matemática no Cotidiano, Anatomia Humana e Estilo de Vida Saudável.
Andressa Souza - campus Canindé