Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Diversidade sexual e de gênero

Projeto promove formação sobre direitos das mulheres e LGBTQIAPN+

Iniciativa do NUGEDS propõe ações artísticas e formativas até 2026

Publicada por Andressa Sanches em 22/10/2025 Atualizada em 22 de Outubro de 2025 às 17:10

O auditório da Praça dos Mestres recebeu, na última sexta-feira (17/10), a primeira atividade do projeto de extensão (DES)travartes, desenvolvido pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará. O encontro teve como tema “Direitos das Mulheres e LGBTQIAPN+ e seus impactos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, com mediação da professora Jenni Dantas, coordenadora do núcleo.

A formação foi direcionada a coordenadores dos CRAS e CREAS, técnicos de referência, profissionais do setor de identificação e habilitação, equipes do CadÚnico e demais integrantes da rede municipal de Assistência Social. Na mesa de abertura, participaram a Secretária Municipal de Assistência Social de Canindé, Tereza Cristina de Sousa Silva Destro, a Diretora-Geral substituta do campus, Sarah Suellen Lima de Oliveira, a Diretora de Ensino substituta, Nádia Ferreira de Andrade Esmeraldo, e a própria coordenadora do NUGEDS.

Projeto de extensão

O projeto (DES)travartes propõe um percurso formativo com sete módulos temáticos, que abordam desde formações sobre gênero e sexualidade para profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação até oficinas artísticas e culturais voltadas para jovens LGBTQIAPN+. A iniciativa inclui atividades de teatro, dança, artes visuais, literatura, audiovisual e performance, além de ações em escolas e espaços públicos de Canindé. As ações serão desenvolvidas até março de 2026.

Entre as parcerias do projeto estão as Secretarias de Assistência Social e de Educação de Canindé, a Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Patrimônio e o coletivo Instituto Marias, sediado na Biblioteca Comunitária Marias.

A parceria com a Secretaria de Assistência Social prevê também oficinas de educação financeira e capacitações voltadas a mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade, com participação de professores, técnicos e estudantes do IFCE, além de artistas locais.

Palavras-chave:
Diversidade sexual Nugeds

Notícias relacionadas