Pibid abre 60 vagas em Canindé
Inscrições são feitas presencialmente de 28 de junho a 2 de julho; leia os editais
Publicada em 26/06/2018 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará torna público os editais de seleção para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao todo são ofertadas 60 vagas para estudantes das Licenciaturas em Educação Física e em Matemática, distribuídas entre residentes bolsistas e voluntários. Confira os editais aqui.
As inscrições são realizadas na recepção do campus Canindé de 28 de junho a 2 de julho, de 8h às 20h, mediante entrega da documentação estipulada no item 6 do edital. O candidato selecionado na modalidade residente bolsista receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400 durante o período em que estiver vinculado ao Programa.
Podem se candidatar os estudantes regularmente matriculados em uma das licenciaturas que estejam obrigatoriamente na primeira metade do curso, ou seja, não tenham concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso. Também são pré-requisitos obrigatórios possuir cadastro de currículo atualizado na Plataforma Freire; declarar, mediante termo de compromisso, ter condições de dedicar, no mínimo, 32 horas mensais para o desenvolvimento das atividades do Pibid; não possuir relação de trabalho com a IES participante do PIBID ou com a escola onde serão desenvolvidas as atividades do subprojeto.
O processo avaliativo das inscrições deferidas será realizado nos dias 5 e 6 de julho, mediante análise da carta de motivação entregue pelo candidato no ato da inscrição. A carta precisa ser manuscrita, conter no máximo 20 linhas, e estar no formato indicado pelo modelo anexo ao edital. O resultado final será divulgado no dia 11 de julho.
SOBRE O PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência visa proporcionar aos alunos, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto no qual estão inseridas. Tem como objetivos contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.