Palestra discute os modos de ser criança no Brasil
Atividade integra disciplina de Literatura Infantil da licenciatura em Pedagogia
Publicada em 14/05/2021 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana
O campus de Canindé promove, na próxima quinta-feira (20), a palestra “Chão das infâncias, o narrar e o brincar”. A atividade faz parte da disciplina de Literatura Infantil, ofertada pela licenciatura em Pedagogia.
A pauta do debate será os modos de ser criança no Brasil: as diferentes realidades e representações. A palestrante convidada é Gabriela Romeu: jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para infância, com vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis e desenvolvidos em diferentes plataformas, como livros, documentários, sites e exposições. Há 15 anos, escreve sobre e para crianças no jornal Folha de S. Paulo, onde editou o caderno Folhinha, produziu diversas reportagens sobre as realidades infantis do Brasil e criou o premiado "Mapa do Brincar". Atualmente dirige o "Projeto Infâncias", que “levanta questões como ‘O que é ser criança?’, ‘Como vivem e o que pensam as crianças?’, ‘Como elas exercitam sua infância?’. É autora e coautora de livros que criam pontes entre diferentes realidades infantis, como Terra de cabinha – Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão (Peirópolis; Prêmio Jabuti, FNLIJ e Cátedra Unesco), Tutu-moringa, história que tataravó contou (Companhia das Letrinhas), Álbum de família – Aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos (Peirópolis), Lá no meu quintal (Peirópolis) e Menininho (Panda Books), entre outros.
O encontro será realizado pelo Google Meet, às 18h30. Estão disponíveis 50 vagas para ouvintes não matriculados na disciplina. Os interessados devem escrever para andre.magri@ifce.edu.br informando nome completo e instituição. As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição.
SERVIÇO
Palestra “Chão das infâncias, o narrar e o brincar”
Horário: 18h30 às 20h30
Data: 20 de maio
Inscrições: 50 vagas para ouvintes