Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Diversidade

NUGEDS abre inscrições para oficina “Escrevivências de Gênero e Afetividade”

Atividade integra o projeto (DES)travartes e oferta 20 vagas para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+

Publicada por Andressa Sanches em 13/02/2026 Atualizada em 13 de Fevereiro de 2026 às 11:27

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará está com inscrições abertas para a oficina “Escrevivências de Gênero e Afetividade”. Estão disponíveis 20 vagas, destinadas a mulheres e pessoas LGBTQIAPN+.

A atividade será realizada nos dias 23 de fevereiro e 2 de março, das 19h às 21h, no Instituto Marias. As inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário até 23 de fevereiro (ou até o preenchimento total das vagas).

A oficina tem como objetivo estimular a escrita criativa, terapêutica, poética e/ou ficcional a partir das experiências afetivas de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. A formação será ministrada por Gessyka Sousa, psicóloga educacional do campus de Canindé, vinculada à Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) e vice-coordenadora do NUGEDS. Mestra em Avaliação de Políticas Públicas, Gessyka possui trajetória formativa e artística que transita pelo teatro, dança, artes circenses, música e cultura popular, tendo na escrita uma ferramenta de expressão, organização e ressignificação das experiências cotidianas.

Projeto de extensão

A oficina integra o projeto (DES)travartes, que propõe um percurso formativo composto por sete módulos temáticos. A iniciativa contempla desde formações sobre gênero e sexualidade para profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação até oficinas artísticas e culturais voltadas para jovens LGBTQIAPN+. O projeto desenvolve atividades em linguagens como teatro, dança, artes visuais, literatura, audiovisual e performance, além de promover ações em escolas e espaços públicos de Canindé.

Entre os parceiros do (DES)travartes estão as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação de Canindé, a Fundação Municipal de Esporte, Cultura e Patrimônio e o coletivo Instituto Marias.

Palavras-chave:
Diversidade sexual NUGEDS

Notícias relacionadas