Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Live discute culturas afrodiaspóricas e educação nesta terça-feira (18)

Transmissão ao vivo integra projeto de palestras Extensão em Movimento

Publicada em 12/05/2021 Atualizada há 3 meses, 1 semana

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, às 16h da próxima terça-feira (18) no YouTube, a live “Maio Oro Mi Maior”, uma palestra para discutir a importância das culturas afrodiaspóricas na Educação Brasileira. A live tem como palestrantes Michele Guerreiro, Robério Batista e Rafaella Florêncio. Clique aqui para ativar as notificações da palestra!

Michele é graduada em Ciências Sociais e Especialista em História do Brasil pela FAFICA; Mestra em Educação Contemporânea e Doutora em Educação pela UFPE. É professora de História da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; associada da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os (ABPN) e da Associação Latino-Americana de Sociologia(ALAS). Integrante o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC – UFPE), do Centro de Estudos Avançados da América Latina (CEAAL-UFPE), e o Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação (CAA/UFPE). 

 Robério Batista é mestre de capoeira, fundador do Centro Cultural Capoeira Água de Beber e conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC).

Rafaella Florêncio é professora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFCE campus Canindé. É licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA) e em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). É Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Latino Americana de Educação e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Integrada do Brasil. Mestra e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

EXTENSÃO EM MOVIMENTO

A transmissão ao vivo integra o circuito Extensão em Movimento, projeto que abordará mensalmente temas como saúde, artes e educação empreendedora. Todas as lives do projeto darão direito a certificado de participação e serão transmitidas com acessibilidade para pessoas surdas, com presença ao vivo de intérpretes de Libras. 

 O projeto Extensão em Movimento terá um circuito mensal de transmissões ao vivo. Os próximos temas serão empreendedorismo (junho) e exposição de projetos de pesquisa e extensão do campus Canindé (agosto, setembro e outubro). 

SERVIÇO

Live Maio Oro Mi Maior: a importância das culturas afrodiaspóricas na Educação Brasileira

Quando: 18 de maio de 2021 às 16h

Onde: www.youtube.com/ifcecampuscaninde

Com direito a certificado de participação

Andressa Souza – campus Canindé