Qualificação profissional gratuita
IFCE Canindé abre inscrições para curso de Microempreendedor Individual
Voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, a formação integra o Programa Mulheres Mil e oferece auxílio estudantil durante o período das aulas
Publicada por Andressa Sanches em 09/09/2025 ― Atualizada em 9 de Setembro de 2025 às 14:09
O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) publicou nesta terça-feira (9) o Edital nº 63/2025, que abre chamada pública para seleção de estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Microempreendedor Individual, ofertado no âmbito do Programa Mulheres Mil. A iniciativa é voltada exclusivamente a mulheres, com idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou que sejam vítimas de violência.
As inscrições são gratuitas e acontecem de 12 a 17 de setembro de 2025, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Canindé, nos horários de 7h30 às 11h30 e de 13h às 17h. As candidatas deverão apresentar documentação pessoal, comprovante de residência e de escolaridade, além de estarem inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. A lista completa de documentos para inscrição pode ser consultada no edital de seleção.

O curso será ofertado na modalidade presencial, com início previsto para 8 de outubro de 2025 e duração aproximada de três meses, totalizando 160 horas-aula. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, no turno da tarde, na FECISC/UECE, em Canindé.
As estudantes selecionadas receberão auxílio estudantil de R$ 5,00 por hora/aula, equivalente a R$ 20,00 por dia, mediante frequência regular. Além disso, terão acesso gratuito ao material pedagógico e ao suporte necessário para a conclusão da formação.
Ao final do curso, as participantes que cumprirem os requisitos acadêmicos receberão certificação pelo IFCE, qualificando-se para atuar como microempreendedoras individuais e ampliar suas possibilidades de inclusão produtiva e autonomia financeira.
- Palavras-chave:
- Curso FIC Formação inicial e continuada Mulheres Mil Programa Mulheres Mil