Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Emoção marca colação de grau em Canindé

Cerimônia formalizou a conclusão de curso para 52 estudantes

Publicada em 11/05/2018 Atualizada há 3 meses

“Hoje, a filha do pedreiro e da dona de casa se formou”: com essa poderosa frase, a oradora discente Larissa Ricardo arrancou lágrimas e aplausos do auditório lotado por companheiros de graduação, familiares, professores e técnicos administrativos na noite desta quinta-feira (10).

A colação de grau referente ao semestre 2017.2 formalizou a conclusão de curso para 52 estudantes do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará, hoje licenciados em Educação Física e Matemática, e tecnólogos em Gestão de Turismo e Redes de Computadores. A cerimônia foi marcada pela emoção dos concludentes, que ressaltaram em suas falas as dificuldades e as vitórias nas trajetórias acadêmica e pessoal, lembrando aqueles que desempenharam papéis fundamentais nesse processo de crescimento.

“Nessa construção de docência e amor você ajudou, auxiliou, orientou, amparou, chorou, sorriu, deu bronca, abraçou e formou as filhas e os filhos da auxiliar de serviços, do agricultor e da agricultora, da doméstica, da dona de casa, do vigia, do operador de áudio”, elencou Gabriela Tavares em agradecimento à professora Thaidys Monte, ambas do curso de Educação Física.

À mesa de honra em cerimônias como uma colação de grau, sentam-se o diretor do campus, os coordenadores dos cursos e pessoas homenageadas pelas turmas concludentes. Na solenidade realizada ontem, os formandos honraram Estela Pinheiro, copeira e servidora terceirizada do campus Canindé, com quem dividiram alegrias e angústias, vitórias e anseios durante incontáveis lanches e almoços. “Eu me sinto muito emocionada. Nunca esperançava que isso [a homenagem] ia acontecer”, confessa dona Estela, como é conhecida nos corredores. “Estou no campus Canindé há oito anos e me dou bem com todo mundo”.