Canindé inicia implantação de Neabi
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas se reunirá pela primeira vez no dia 20 de novembro
Publicada em 09/11/2018 ― Atualizada há 3 meses

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará retoma as mobilizações para a implantação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). A ação integra o conjunto de políticas afirmativas no campo educacional ligadas ao cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígenas em toda rede nacional de ensino.
Na propícia data do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, às 8h30, o núcleo realiza sua primeira reunião ampliada e aberta à participação de toda a comunidade – externa e interna ao campus - na Sala de Videoconferência. Na ocasião, serão apresentados os objetivos do núcleo, serão eleitos coletivamente os membros da coordenação do Neabi e serão pensadas e compartilhadas nossas primeiras ações.
Sobre o núcleo
O Neabi tem como missão sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da Equidade Racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e de outras formas de discriminações, bem como a ampliação e a consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, em particular, no Instituto Federal do Ceará, conforme Resolução 71, de 31 de julho de 2017, que aprova o regimento interno dos Neabis.