Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa

Canindé conquista 4 destaques em prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica

Campus foi premiado no Colégio de Ciências da Vida nas categorias Ensino Médio e Graduação

Publicada por Andressa Sanches em 09/02/2026 Atualizada em 9 de Fevereiro de 2026 às 14:20

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará teve quatro trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica 2025. A premiação é concedida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação aos melhores trabalhos de iniciação científica e tecnológica vinculados aos programas institucionais PIBIC, PIBIC AF, PIBIC Júnior, PIBIC Júnior AF, PIBITI e PICTV, apresentados durante o Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (ENICIT). Confira todos os premiados aqui.

Na categoria Ensino Médio, o campus de Canindé conseguiu o segundo lugar no Colégio de Ciências da Vida: Ciências Agrárias, Biológicas e Saúde. A pesquisa agraciada foi "Determinação da gordura corporal segmentar em idosos assistidos pelos CRAS da cidade de Canindé", do estudante Antonio Emerson Lima Silva, sob orientação do professor Adelvane Rodrigues.

Pesquisa Indicadores de atividade física de crianças e adolescentes - Canindé
Pesquisa Indicadores de atividade física de crianças e adolescentes - Canindé

Já na categoria Graduação, o campus de Canindé gabaritou o pódio no Colégio de Ciências da Vida: Ciências Agrárias, Biológicas e Saúde. A pesquisa "Indicadores de atividade física de crianças e adolescentes: monitoramento por meio de visão computacional aplicada à inteligência artificial", conduzida pelo estudante Francisco Diêgo Almeida do Nascimento sob orientação do professor Glauber Nobre, conquistou a primeira colocação.

"Fiquei bem feliz pelo resultado porque foi bem difícil realizar todas as etapas da pesquisa. Os projetos do professor Glauber são bem complexos e exigem da gente muito tempo, seja na leitura dos temas envolvidos, seja na coleta dos dados e na leitura final dos resultados alcançados. Foi legal ter tido esse reconhecimento a mais no final", conta Diego.

Em segundo lugar, ficou o trabalho "Meu futuro na docência: expectativas de estudantes de licenciatura em educação física sobre a atuação docente", da estudante Larissa Silva com orientação do professor Leandro Sousa. Em terceiro, ficou a pesquisa "Eficiência dos preditores de risco cardiometabólico associado a gordura visceral", da estudante Maria Erinalda Soares Ferreira e orientação do professor Adelvane Rodrigues.

Os resultados refletem um conjunto de ações contínuas voltadas ao fortalecimento da iniciação científica no campus, com incentivo à participação de estudantes desde o ensino médio em projetos de pesquisa, ampliação das atividades laboratoriais, estímulo à submissão de trabalhos em editais institucionais e apoio à participação de alunos e professores em eventos científicos.

A cerimônia de homenagem e certificação do Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE será realizada no dia 26 de fevereiro de 2026, das 13h às 17h, no Auditório Nilo Peçanha do IFCE - campus Fortaleza (Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica).

Palavras-chave:
Iniciação científica Pesquisa premiação

Notícias relacionadas