Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Parceria

Workshop aborda economia náutica e navegação a vela em Aracati

Evento será realizado neste sábado, 4/10, no teatro Francisca Clotilde

Publicada por Elinaldo Rodrigues em 03/10/2025 Atualizada em 3 de Outubro de 2025 às 10:12

O workshop educação e cultura náutica, que será realizado neste sábado (4/10), em Aracati, vai abordar o potencial para a exploração de atividades ligadas à navegação a vela no município. O evento será realizado no teatro Francisca Clotildes, a partir das 9h, tendo como público-alvo discentes do eixo de hospitalidade, turismo e lazer do IFCE campus de Aracati e alunos de escolas públicas municipais e estaduais localizadas em Aracati. Trata-se de uma parceria entre o IFCE campus de Aracati, o Instituto Náutico de Aracati e a Prefeitura Municipal.

Em sua programação, dentre outros participantes, o workshop contará com dois professores do campus: Márcia Viana, que falará sobre o empreendedorismo náutico, e Ivo Dantas, que abordará a importância dos esportes náuticos. Destacam-se ainda os tópicos “Segurança da navegação”, com a participação do capitão-tenente Paulo Henrique, da Marinha do Brasil, e “Introdução e fundamentos da Vela”, com o presidente do Instituto Náutico, Lucas Gurgel.

Acerca do potencial local relacionado ao tema, a professora Márcia Viana ressaltou a importância de incentivo à prática de esportes náuticos no Aracati, aproveitando os recursos naturais do lugar, notadamente do Rio Jaguaribe e da orla marítima, frisando a inter-relação de aspectos como economia, saúde e conservação ambiental. Na sua avaliação, a prática esportiva pode propiciar desde a melhoria da saúde dos participantes ao fortalecimento da economia, atraindo a instalação de novas empresas de bens e serviços; favorecendo empresas existentes; gerando emprego e renda.

Márcia Viana destacou que o evento também discutirá sobre a possibilidade de se alinhar a preservação e conservação ambiental com responsabilidade, “a partir dos cuidados que se fazem necessários a partir da união entre todos atores envolvidos no ecossistema local escolas, prefeitura, órgãos fiscalização, empresas e outros”.

Outro aspecto destacado da iniciativa é seu caráter social, haja vista que o evento propõe mostrar que as práticas esportivas náuticas também podem ser viáveis a um público de baixa renda.

Confira a programação completa aqui.