Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Alunos de Aracati apresentam trabalhos científicos em eventos nacionais

Grupo foi composto por estudantes do curso de Licenciatura em Química

Publicada por Elinaldo Rodrigues em 17/12/2025 Atualizada em 17 de Dezembro de 2025 às 15:09

Um grupo de alunos do curso de licenciatura em Química do campus de Aracati do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) participou do X Encontro Nacional das Licenciaturas e IX Seminário Nacional do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ocorrido de 8 a 10 de dezembro, na Universidade de Brasília (UNB). Bolsistas do PIBID no campus, os estudantes se integraram ativamente nas atividades acadêmico-científicas do evento, com destaque para a apresentação de trabalhos científicos.

Estudantes do campus integraram atividades científicas e acadêmicas do evento
Estudantes do campus integraram atividades científicas e acadêmicas do evento

A atuação dos bolsistas em eventos de abrangência nacional foi exaltada pelo professor José Wagner de Almeida, coordenador de Área do Núcleo de Licenciaturas do campus, como um feito de grande importância no âmbito profissional e institucional. “(A participação) representa uma experiência formativa de grande relevância, contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento da formação inicial docente, para a consolidação da identidade profissional dos(as) licenciandos(as) e para a socialização de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do PIBID/IFCE/ARACATI”, destacou ele.

Trabalhos apresentados

  • A importância do cuidado com a fala nas abordagens pedagógicas: práticas inclusivas diante de vivências traumáticas de alunos em contextos sociais
    Autores(as): Kerolly Batista da Silva; Larissa da Silva Melo; Francisco Renato de Lima Silva; José Wagner de Almeida.
  • A recursividade no ensino de Química: uma prática reflexiva e a construção de uma identidade profissional docente
    Autores(as): Joyce de Lima Miranda; Douglas da Silva.
  • Aprendizagem significativa e construtivismo na prática: o Ludo Químico K.L.B como proposta de recurso didático
    Autores(as): Keven Iarlei Lima Ferreira; Bianca Lima da Costa Maciel; Carla Kailanny de Oliveira Silva; Luana Rodrigues Bezerra; José Wagner de Almeida.
  • A geração de cordéis por inteligência artificial como ferramenta didática interdisciplinar para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos
    Autores(as): João Victor Medeiros Maia; Nataly Pinho Chaves; José Wagner de Almeida.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati