Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Tese de docente do IFCE concorre ao Prêmio Capes 2021

Pesquisa de Karlane Araújo dá voz a crianças sobre modelo educacional

Publicada em 06/05/2021 Atualizada há 2 meses, 1 semana

A tese “O Prêmio Escola Nota Dez e suas implicações à subjetividade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental do Estado do Ceará”, de autoria da professora doutora Karlane Holanda Araújo, docente do campus de Paracuru do Instituto Federal do Ceará (IFCE), foi a indicada ao Prêmio Capes de Tese 2021.

A escolha se deu pela comissão de avaliação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC), instituída para análise e indicação de apenas uma tese ao prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.

Podem concorrer ao reconhecimento nesta 16ª edição do prêmio as teses de doutorado defendidas no Brasil em 2020, em qualquer uma das 49 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. A indicação parte dos coordenadores dos programas de pós-graduação (PPGs) pelo país, que realizam pré-seleção interna.

No caso da pesquisa da professora Karlane Holanda, a comissão do PPGE-UFC deliberou sobre a qualidade do trabalho, ressaltando o cumprimento dos parâmetros de excelência científica que o PPGE vem imprimindo na formação de seus docentes/pesquisadores. Pontos como originalidade e relevância social foram destacados, alcançando quatro votos, entre os cinco membros votantes.

Sobre a tese

A professora analisou os efeitos da política accountability escolar - uma espécie de mecanismo de prestação de contas, com metas estabelecidas - representada pelo Prêmio Escola Nota Dez, produzidos na subjetividade das crianças do 2º ano do ensino fundamental do Ceará. Foram coletados dados no período de 2016-2020, durante visita a cinco escolas, distribuídas nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) nos municípios de Morrinhos, Fortim, Quixeramobim, Novo Oriente e Nova Olinda.

Uma das conclusões da tese é que a formação dessas crianças não irá melhorar caso se continue a focar apenas a leitura e a matemática nos testes como um meio de decidir o destino dos estudantes, professores, diretores e escolas, enquanto se ignorarem os outros estudos que são elementos essenciais de uma boa educação. “É preciso romper o circuito de anseios mercadológicos”, frisa a docente.

Para isso, continua a pesquisadora, são urgentes: a meta-avaliação do programa e a adoção de uma nova proposta de política educacional que venha a priorizar os valores humanísticos constituídos nas relações sociais dentro do ambiente escolar, bem como o desenvolvimento integral da criança.

O diferencial

Karlane Holanda Araújo afirma que “o diferencial do nosso trabalho de pesquisa é trazer a voz das crianças, sujeitos educacionais, para o centro das discussões, no sentido de dar importância à percepção, aos sentimentos e às vivências dos alunos a respeito desse modelo de avaliação e gestão educacional”, registrando a gratidão pelo êxito conquistado, “especialmente ao meu orientador Raimundo Hélio Leite e a minha coorientadora Clarice Zientarski, mestres inspiradores”.

Segundo ela, não é comum estudos dessa natureza, visto que, em geral, há escritos acadêmicos discorrendo acerca dos efeitos da política de responsabilização no desempenho educacional, bem como no trabalho docente. “Assim, atentamos que esta pesquisa de doutoramento, que traz em evidência os depoimentos das crianças do ensino fundamental (2º ano), irá corroborar o posicionamento e a atuação da gestão educacional e escolar”, acrescenta.

A tese está disponível para consulta e/ou estudo neste link.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria