Sondagem
Prossegue pesquisa de mapeamento de conflitos
Pesquisa pode ser respondida pela comunidade acadêmica até dia 5 de setembro
Publicada por Claudia Rocha em 22/08/2025 ― Atualizada em 22 de Agosto de 2025 às 11:02
A Comissão de Cultura de Paz e Convivência Escolar (CCPCE) do IFCE enviou no último dia 18 de agosto, via Sistema Eletrônico de Informações, questionário online para ser respondido por estudantes (de qualquer um dos cursos ofertados pelo IFCE), docentes, técnicos administrativos, terceirizados e gestores. O prazo para preenchimento é até o dia 05 de setembro de 2025.
O questionário visa identificar as situações de desrespeito que prejudicam a harmonia da comunidade acadêmica. O objetivo é gerar resultados que subsidiem a criação do Plano de Ação para Cultura de Paz, que deve propor soluções de mediação de conflitos.
Criada através da Portaria Nº 1948/GABR/REITORIA, de 27 de março de 2025, a comissão nasceu após a conclusão do Ekonvivência, projeto institucional formativo das equipes gestoras em questões relacionadas à convivência, raça e gênero, realizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis durante todo o ano de 2024.
No último dia 19 de agosto, a comissão também enviou ofício às unidades do IFCE, solicitando um balanço das ações pontuais ou contínuas realizadas nos anos de 2024 e 2025, com foco na promoção da convivência ética, democrática e da cultura de paz. As respostas devem conter uma breve descrição de cada ação ou proposta, contendo metodologia, objetivos, duração, resultados e avaliação. O prazo também se encerra no dia 5 de setembro de 2025.
Os objetivos da Comissão de Cultura de Paz e Convivência Escolar são:
- Mapear e analisar ações (pontual, inicial, contínuo) nos campi acerca da promoção da convivência ética, democrática e da cultura de paz, para constituir um banco de projetos exitosos disponível em repositório institucional;
- Identificar as necessidades formativas das macrorregiões sobre as temáticas relacionadas à cultura de paz e convivência escolar;
- Realizar estudos internos (na própria comissão) sobre convivência ética e cultura de paz;
- Incentivar e apoiar as propostas de ações (formações, reflexões) nos campi, com suporte da comissão;
- Criar um banco de materiais para consultas e estudos nos campi;
- Iniciar a elaboração de um plano institucional de convivência e cultura de paz;
- Articular com as demais comissões e núcleos afins para evitar sobreposição de ações e potencializar as propostas das várias comissões.
Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria
- Palavras-chave:
- Convivência escolar Cultura de Paz Mediação de conflitos