Pesquisadores desenvolvem sensores de baixo custo
Objetivo do equipamento é fornecer informações precisas sobre parâmetros agrícolas
Publicada em 19/02/2016 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Pesquisadores do IFCE estão desenvolvendo uma rede de sensores sem fio de baixo custo para sensoriamento remoto de parâmetros agrícolas e aplicação no Semiárido cearense. O projeto, coordenado pelos professores José Wally e Jorge Fredericson, busca monitorar parâmetros como temperatura, umidade relativa do ar, pressão barométrica, umidade do solo, ocorrência de chuva e fluxo d’água usado na irrigação.
Segundo os pesquisadores, o objetivo da pesquisa levou em consideração problemas enfrentados pelos agricultores familiares, especialmente a dificuldade em obter dados quantitativos e qualitativos sobre temperatura, umidade e alcalinidade do solo de cada área da plantação, por exemplo. Além disso, existe o elevado custo de equipamentos de aferições, dificuldades no acesso a informação por parte dos pequenos agricultores, a falta de pessoas capacitadas na área e o impacto disso no cultivo das lavouras, sobretudo no caso do semiárido cearense, onde as mesas são suscetíveis a elevados níveis de estresses hídricos e térmicos.
O desafio do projeto, segundo o professor José Wally, foi conseguir um produto de fácil manutenção e aquisição pelos agricultores familiares. “Ao final do projeto, conseguimos unir qualidade, segurança e precisão nas medidas, baixo consumo de energia, integração com novas tecnologias e, o mais importante, um produto com alta eficiência, durabilidade e de fácil manutenção”, explicou.
O professor José Wally explicou ainda que os módulos são alimentados por baterias recarregáveis e as informações são visualizadas e armazenadas em um computador comum que armazenará os dados coletados, possibilitando ao agricultor manter um histórico das aferições dos sensores para cada estágio do cultivo. Mesmo assim, ele afirmou que nem será necessário um computador para o sistema funcionar. "O agricultor poderá ter todas as informações que desejar em seu celular, na internet, impressas ou no computador", acrescentou.
Para o desenvolvimento do projeto “Sistema de sensores inteligentes de baixo custo integrado à agricultura de precisão voltado à agricultura familiar do semiárido cearense”, que teve apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a equipe realizou revisão da literatura científica do tema, modelagem do sistema e implementação e testes dos protótipos, estando a pesquisa em fase final de teste em campo para a devida validação.
Embora o projeto ainda não esteja totalmente concluído, a equipe envolvida já comemora os resultados obtidos, pois a pesquisa mostrou um grande potencial de aplicação, tanto no Ceará quanto em outras regiões do país. “É importante ressaltar que a agricultura no semiárido cearense sofre bastante com a escassez de recursos, sobretudo água, e esta tecnologia fornece suporte sofisticado para que o agricultor familiar possa acompanhar o estado físico de sua lavoura”, concluiu o professor José Wally.
Rebeca Casemiro – reitoria (com informações da Funcap)