Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Morada Nova promove Semana de Aquicultura

Evento ocorre de 4 a 6 de junho com palestras, minicursos e prestação de serviços aos produtores da região. Inscrições podem ser feitas online

Publicada em 28/05/2019 Atualizada há 2 meses, 1 semana

O campus de Morada Nova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promove, de 4 a 6 de junho, a III Semana de Aquicultura. A programação consistirá de palestras, minicursos e prestação de serviços aos produtores da região. As inscrições podem ser feitas na página do evento.

A semana será abertao no dia 4, às 18h30, com palestra do engenheiro de pesca Felipe Goyanna, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa), sobre as “Ações Desenvolvidas e Nova Estrutura Organizacional da SAP”. Em seguida, o engenheiro de pesca Diogo Lustosa, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea/CREA) abordará a “Atual Conjuntura e Ações Desenvolvidas pelo Sistema Confea/Crea para o Exercício da Profissão”. A programação do primeiro dia será finalizada com o painel “O Papel da Mulher na Aquicultura”, da engenheira agrônoma e carcinicultora Márcia Eli.

No segundo dia, o evento terá palestras sobre “Produção de Espécies Ornamentais no Brasil e no Mundo”; “Inovações na Nutrição de Peixes e Camarão”; e “Estratégias de Produção para Melhor Convivência com a Mancha Branca e Cultivo de Macrobachium rosenbergii”. A programação ainda terá oficinas sobre “Diferentes Técnicas de Inversão Sexual em Tilápias e Avaliação de sua Eficiência”; “Aquaponia: Produção Integrada de Peixes e Vegetais”; e “Empreendedorismo na Aquicultura: Aproveitamento Integral do Pescado”.

O evento será encerrado no dia 6 com palestras sobre “Rede de Sensores para Racionalização do Consumo de Água aplicada à Aquicultura”; “Importância das Análises Presuntivas em Camarões Cultivados: a Experiência do PSF Camarão”; e “Aspectos da Reprodução e Engorda de Pangasius no Brasil”. As oficinas no dia têm como tema a “Inclusão do Pescado na Merenda Escolar”; a “Importância e Preparo do Bokashi na Preparação de Viveiros”; e o “Monitoramento e Análise de Cultivos Intensos de Camarão”.

Ícaro Joathan - reitoria