IFCE é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Quatro projetos da instituição são apresentados no evento nacional, em Brasília
Publicada em 15/01/2016 ― Atualizada há 1 mês, 3 semanas

Prossegue até este domingo, 19, a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento pretende popularizar a tecnologia e incentivar a produção científica e a inovação, com foco no desenvolvimento de soluções para o campo social. Nesta edição, 20 institutos federais expõem projetos de pesquisa aplicada.
O IFCE participa do evento com a exposição de quatro projetos. Na área de tecnologias assistivas, destaque para o programa de audiodescrição virtual e o mouse acessível. O primeiro é um software foi desenvolvido especialmente para desktops utilizando tecnologias livres, com o objetivo de ampliar a oferta de vídeos adequados aos deficientes visuais, à medida que acrescenta voz sintetizada - não humana - nas descrições de cenas.
Já o mouse acessível é um aplicativo - já premiado nacionalmente -, que contribui para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com limitação motora, por facilitar a utilização do periférico, a partir de uma interface diferenciada, conforme explica o coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFCE, Agebson Rocha.
Outro protótipo apresentado pelo IFCE foi desenvolvido pelos alunos do campus de Fortaleza Paolo Oliveira (Engenharia de Telecomunicações) e Vagner Henrique (Mecatrônica), com orientação do professor André Luís Carneiro de Araújo, em parceria com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). O equipamento, chamado de religador de baixa tensão, permite religar remotamente, por meio de celular ou fibra ótica, redes elétricas de baixa tensão, presentes nas residências e nos pequenos prédios. O produto já é comercializado por uma empresa formada por ex-alunos do Instituto.
O último projeto exposto é um quadricoptero que utiliza a técnica da visão computacional para reconhecer e verificar a rede de distribuição elétrica. A tecnologia, em fase de teste, foi desenvolvida no Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT) do campus de Fortaleza por um grupo de oito alunos dos cursos de Telemática, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações e do Mestrado em Computação, com a participação dos professores Rejane Sá, Elias Teodoro e Ajalmar da Costa, e orientação de Wendell Rodrigues. “O ramo de aplicações possíveis para essa tecnologia é enorme. Pode fazer inspeções em estada e plantações, por exemplo”, destaca Wendell.
Para saber mais sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, acesse a página do evento (http://www.ifb.edu.br/reitoria/snct2014).
Manuella Nobre e Marlén Danusia – campus de Fortaleza e reitoria