Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFCE capacita profissionais sobre transtornos alimentares

Prevenção e diagnóstico precoce para alunos são o foco da atividade

Publicada em 08/06/2020 Atualizada há 2 meses, 1 semana


Profissionais da saúde e da assistência estudantil do IFCE vão participar em duas datas, dias 10 e 17 de junho, de forma online, de capacitação sobre transtornos alimentares. O objetivo é agregar ainda mais conhecimento para lidar com o quadro no ambiente acadêmico, com foco na prevenção e diagnóstico precoce, tendo como alvo principal os alunos. A iniciativa integra uma série de ações voltadas para essa temática.

“Transtornos alimentares e pandemia: perspectivas e desafios” será a palestra de abertura, dia 10, às 18h, com a psiquiatra Camila Herculano. Em seguida, a nutricionista Ana Paula Queirós compartilha com os participantes a palestra “Transtornos Alimentares: uma visão geral”. No segundo dia, 17 de junho, “A incidência dos transtornos alimentares nos ambientes escolar e universitário” será abordada pela psicóloga Ninnyve Sotero, a partir das 17h.

A atividade que encerra o evento é a mesa de debate sobre “O papel dos profissionais de saúde da assistência estudantil na prevenção e diagnóstico precoce dos transtornos alimentares”, que terá à frente a nutricionista Joseline Alves, a psicóloga Gabriella Cardoso e a enfermeira Marília Girão.

A capacitação será ministrada por profissionais quem somam, além de pós-graduações, experiências na área com diferentes púbicos. O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares (2 de junho), por meio de iniciativa da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do IFCE, em parceria com nutricionistas da instituição.

Nesse período da pandemia, a DAE tem atuado de diferentes modos, com suporte individual, orientação ao aluno, algo mais particularizado por meio de demanda espontânea, e também grupos, onde são trabalhados temas de conscientização, reflexão e suporte. “É uma série de ações que, mesmo com o distanciamento, nos permite estar próximos aos alunos, informando ou conscientizando”, cita Ana Caroline Cabral, titular da DAE.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria