Comitê elabora Plano de Integridade para envio à CGU
No programa de integridade, faz-se necessário estabelecer uma política de monitoramento contínuo
Publicada em 27/11/2018 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) reuniu hoje (27), no Gabinete da Reitoria, o Comitê de Governança, Riscos e Controle, instituído pela Portaria nº 670/GABR/REITORIA/2018, e sob a presidência do reitor Virgílio Araripe, para concluir o Plano de Integridade Institucional para que, no dia 30 de novembro, seja enviado ao Ministério da Transparência, Controladoria - Geral da União (CGU), em Brasília, para análise e posterior implementação. As linhas gerais de como se procedeu com o processo de elaboração foram apresentadas pela coordenadora de Governança, Vládia de Sousa Ferreira, além dos detalhes que precisam constar nesta etapa de conclusão.
O Plano de Integridade consiste em um conjunto de medidas e ações institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção. Em outras palavras, é uma estrutura de incentivos organizacionais – positivos e negativos – que visa orientar e guiar o comportamento dos agentes públicos de forma a alinhá-los ao interesse público. No encontro, os membros do comitê analisaram pontos vulneráveis nas áreas que necessitam de fortalecimento: Gestão de Pessoas, Transparência, Controle e Correição entre outras.
Um plano de integridade propõe fazer com que os responsáveis pelas áreas estratégicas trabalhem juntos e de forma coordenada, a fim de garantir uma atuação íntegra, minimizando os possíveis riscos de cometimento de infrações. A adoção de uma política de gestão da integridade também permite que vários instrumentos de gestão e controle passem a ser vistos em conjunto, permitindo abordagem e utilização sistêmicas. Esses instrumentos, por serem interdependentes, somente alcançam sua máxima eficiência e eficácia se utilizados em conjunto.
Compõem também o Comitê:
Ivam Holanda de Souza (pró-reitor de Gestão de Pessoas), Zandra Maria Ribeiro Mendes Dumaresq (pró-reitora de Extensão), Tássio Francisco Loft Matos (pró-reitor de Administração e Planejamento), José Wally Mendonça Menezes (pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Reuber Saraiva de Santiago (pró-reitor de Ensino), Ulisses Costa Vasconcelos (diretor-geral do campus de Ubajara), Márcia de Negreiros Viana (diretora-geral do campus de Aracati), Robson da Silva Siqueira (diretor-geral do campus de Maranguape), José Eduardo Souza Bastos (diretor-geral do campus de Fortaleza), Carlos Maurício Jaborandy de Matos Dourado Júnior (diretor de Gestão da Tecnologia da Informação) e Ana Caroline Cabral Cristino (diretora de Assuntos Estudantis).