Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Cerca de 750 alunos receberão bolsa de iniciação à docência

Lançamento dos dois programas para estudantes de licenciatura do IFCE ocorre dia 13/10

Publicada em 02/10/2020 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Cerca de 750 estudantes de cursos de licenciatura do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foram selecionados por meio de chamada pública e receberão bolsa para participar do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). O início das atividades ocorrerá dia 13 de outubro, a partir das 16h, em solenidade transmitida pelo Youtube.

Os dois programas institucionais serão desenvolvidos em mais de 50 escolas federais, estaduais e municipais cearenses, com atividades de ensino realizadas pelos bolsistas, que serão supervisionados pelos docentes das respectivas unidades parceiras. Ambas as iniciativas foram contempladas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Sobre os programas

O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como escopo a articulação entre teoria e prática na formação docente, objetivando proporcionar aos alunos bolsistas a oportunidade de vivenciar, nas instituições de educação básica, processos relativos à compreensão da cultura escolar, ao planejamento e desenvolvimento de aulas e à gestão de sala de aula, entre outros importantes pontos para a formação.

Participarão desta edição do PRP, pelo IFCE, estudantes das licenciaturas em Teatro (Fortaleza), Educação Física (Canindé e Juazeiro do Norte), Física (Sobral), Geografia (Crateús, Quixadá e Iguatu), Língua Portuguesa (Tianguá), Matemática (Fortaleza, Crateús, Cedro e Juazeiro do Norte) e Química (Iguatu).

Já o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), que também une teoria e prática para alunos de licenciatura, tem como um dos objetivos antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas.

Da atual edição do Pibid, vão participar alunos de Física (Cedro, Fortaleza e Tianguá), Letras (Tauá, Crateús, Baturité e Umirim), Química (Caucaia, Ubajara, Quixadá e Boa Viagem), Pedagogia (Canindé), Biologia (Acopiara e Acaraú), Artes (Canindé e Crateús) e Educação Física (Limoeiro).

Luís Carlos de Freitas - Reitoria