Alunos do IFCE são destaques em parceria internacional
Intercâmbio em TI com a canadense RRC propõe soluções para empresas
Publicada em 12/03/2021 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Quatro alunos da graduação em Ciência da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) estão atuando, desde janeiro, em um projeto de indústria virtual com alunos do Red River College (RRC), de Winnipeg, no Canadá. E não se trata apenas disso: o mérito dos brasileiros no intercâmbio vem sendo reconhecido pelos parceiros internacionais, com o detalhe de que o quarteto é composto por estudantes de campi do interior cearense, dois de Tianguá, Lina Yara Monteiro Rebouças Moreira e Mateus Ferreira Pontes; e dois de Aracati, Fernando Ericles da Silva Lima e Matheus Ferreira de Oliveira.
A seleção dos candidatos do IFCE para esse projeto é um sinal concreto do processo de interiorização de ações relevantes da instituição. Afinal são mais de 30 unidades localizadas em todas as regiões do Estado que, como o exemplo deste intercâmbio prova, possuem potencial para desenvolver e executar soluções tecnológicas para empresas mundo afora. “A pandemia trouxe desafios, mas também benefícios, caso desse intercâmbio virtual, cuja iniciativa partiu do próprio Red River College”, explicou Wendell Rodrigues, chefe do Departamento de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRPI), que atuou diretamente na construção desse projeto ao lado da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter).
Wendell comemorou a impressão deixada pelos alunos do IFCE no intercâmbio com a instituição canadense. “Abrir mais oportunidades para alunos do interior foi uma ideia acertada do instituto. A gente teve um retorno muito positivo, como o destaque para o Matheus, de Aracati, considerado como ‘monitor do projeto’, opinião do próprio professor orientador do RRC ao ponto de ele (o orientador) dizer que queria mais gente do IFCE para as atividades do intercâmbio”, frisou.
O intercâmbio tende a engrandecer ainda mais o IFCE como instituição e, principalmente, o conhecimento dos participantes. “Os alunos aprimoram a base da formação, aplicando num problema real quase todos os conceitos adquiridos durante os anos de curso no IFCE. Eles lidam diretamente com empresários canadenses que precisam de soluções como desenvolvimento de softwares, páginas, aplicativos, até processamento de imagens de drones, são exigências bem diversas”, detalha o professor. “Nossos alunos foram muito bem, representando com mérito nossa instituição e se tornam fortes candidatos a serem absorvidos por essas empresas”, acrescenta.
Os protagonistas
Os estudantes do IFCE selecionados para a etapa em andamento são Lina Yara Monteiro Rebouças Moreira e Mateus Ferreira Pontes, ambos de Tianguá; Fernando Ericles da Silva Lima e Matheus Ferreira de Oliveira, estes de Aracati. Já os professores, que participam de forma voluntária, Reinaldo Bezerra Braga, Carina Teixeira de Oliveira (Aracati) e Anderson Passos de Aragão (Tianguá). Aliás, os docentes, enaltece o chefe do Departamento de Pesquisa da PRPI, foram fundamentais para o desempenho dos alunos. “Acompanharam tudo de perto”, contou.
Para Matheus de Oliveira, a experiência tem sido extremamente positiva em muitos aspectos. “Vejo isso como uma oportunidade única de por meu inglês e habilidades sociais em prática, tentando interagir de forma natural com os outros estudantes; até o dado momento, tenho tido retornos positivos referentes ao meu desempenho tanto dos instrutores quanto dos meus colegas do projeto”, descreveu. “Na área de TI, o inglês é crucial, como os professores do meu campus ‘vivem falando’, para conseguirmos bons empregos; dessa forma, esse tipo de experiência com certeza conta como um incentivo extra para o estudo da língua”, avaliou Matheus, do oitavo semestre do curso de Ciência da Computação do IFCE Aracati.
Matheus de Oliveira é considerado um talento pelos professores do Red River College
Ele entende que os bons resultados obtidos pelos quatro alunos dessa primeira edição devem motivar mais estudantes. “Tenho certeza de que meus colegas do Brasil que estão também nesse intercâmbio estão tendo avaliações positivas e com isso podemos ampliar ainda mais essa importantíssima relação com a RRC. Gostaria de parabenizar o IFCE por essa brilhante iniciativa que com certeza irá fazer muita diferença em nossas vidas profissionais e pessoais”, completou.
Sobre o projeto
Desde janeiro deste ano, os alunos do Programa de Tecnologia da Informação Empresarial do RRC estão trabalhando em um projeto de indústria virtual com os alunos de Ciência da Computação do IFCE. O objetivo geral desta fase, que deve ir até abril, é que os estudantes ganhem experiência internacional na área e desenvolvam ainda mais suas habilidades.
Numa segunda etapa, ainda sem data oficial, o projeto prevê enviar de 5 a 10 alunos do RRC para o IFCE no Brasil e receber de 5 a 10 alunos do IFCE no Canadá, para participar de um programa presencial em TI, quando possível por conta da pandemia. As duas instituições já tratam de estender o projeto até 2024, permitindo que uma maior quantidade de alunos participe.
Estudantes do IFCE interagem com colegas canadenses, trocando experiências
Luís Carlos de Freitas - Reitoria