Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

PROJETO

Equipe do Empreendedores Digitais embarca para o Pará no domingo

Publicada por Deborah Lima em 24/04/2025 Atualizada há 2 dias, 7 horas

WhatsApp Image 2025-04-24 at 10.35.19

Quatorze membros da equipe multidisciplinar cearense que compõe o projeto Jovens Empreendedores Digitais: Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia embarcam para o estado do Pará, neste domingo (27/04), para uma visita técnico-cultural imersiva na região, com o intuito de se familiarizarem com as características e demandas locais para a execução do projeto. A jornada da equipe, coordenada pelo Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), tem como objetivo aproximar o grupo das particularidades regionais paraenses, para o melhor desenvolvimento das atividades.

Serão seis dias de programações que incluem encontros com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – idealizador do projeto –, do Instituto Federal do Pará (IFPA), das universidades Federal do Pará (UFPA), Federal Rural da Amazônia (UFRA), além da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e outras entidades envolvidas na ação. A equipe será dividida entre três municípios – Belém, Bragança e Santarém – com atividades específicas em cada um deles, incluindo visitas a espaços voltados ao empreendedorismo local, para contato direto com o público a ser atendido pelo projeto.

O grupo é formado por coordenadores, professores conteudistas e tutores do projeto Jovens Empreendedores Digitais, que tem o objetivo de promover a capacitação técnica e prática de empreendedores para o uso de ferramentas digitais, com foco na geração de renda e no fortalecimento da economia solidária em 53 municípios do estado do Pará. Para o coordenador de Audiovisual do projeto, Guilherme Emanuel Guerra, “esse contato com a cultura e o empreendedorismo local ajuda a entender ainda mais a riqueza regional e a identidade do lugar para uma adequada condução das atividades do projeto”. Ele reforça que, assim, é possível alcançar uma proposta bem mais direcionada para a região.

Isso contribui para uma formação mais conectada com os territórios e para o fortalecimento das habilidades empreendedoras e digitais dos jovens.

Maíra Nobre, coordenadora de Integração do Jovens Empreendedores Digitais

A coordenadora de Integração do projeto, Maíra Nobre, destaca: "A imersão nas comunidades locais será essencial para que a equipe docente e técnica possa conhecer de perto as vivências, desafios e potencialidades dos educandos envolvidos no projeto. Essa vivência permitirá o desenvolvimento de materiais e metodologias pedagógicas mais alinhadas à realidade dos jovens participantes, além de fortalecer a construção de soluções empreendedoras que dialoguem com os arranjos produtivos locais e com as práticas culturais e econômicas da região".

Palavras-chave:
Cread-IFCE Projeto Empreendedores Digitais Jovens Empreendedores Digitais