Planejamento Estratégico
O modelo de planejamento estratégico do IFCE para o quinquênio 2024-2028, buscou dar ênfase aos macroprocessos da cadeia de valor da instituição, assegurando que as tomadas de decisões estejam voltadas para a geração de valor para a sociedade, conforme ilustração a seguir.

No PDI 2024-2028, serão utilizados os indicadores de desempenho estabelecidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), por meio da Portaria Setec/MEC Nº 1, de 03/01/2018, que define os indicadores dos macroprocessos relacionados ao ensino, e pela Portaria Setec/MEC Nº 299, de 06/05/2022, que define os indicadores dos macroprocessos relacionados à extensão e à pesquisa e inovação.
Cada indicador é acompanhado por uma meta correspondente. A meta, por sua vez, é o parâmetro que permite avaliar se o indicador atingiu o nível de desempenho considerado aceitável pela instituição. Assim, os indicadores e metas comunicam de forma clara os resultados a serem alcançados nos macroprocessos finalísticos.
Por outro lado, para se alcançar um melhor desempenho nos macroprocessos finalísticos é preciso definir estratégias capazes de influenciar os fatores que causam impacto nos seus pontos críticos. Consideram-se pontos críticos de um macroprocesso os elementos específicos que exercem influência significativa no seu desempenho geral ou resultado.
Para o PDI 2024-2028, os pontos críticos de um macroprocesso finalístico estão representados pelos temas estratégicos. Esses temas representam a área de atuação prioritária da instituição, direcionando seus esforços, alocando recursos e fundamentando suas decisões estratégicas.
Entretanto, para cada tema estratégico existe uma realidade que precisa de intervenção por parte da instituição, seja para potencializar uma oportunidade, solucionar uma fragilidade ou mitigar os riscos de uma ameaça, sendo essas, as finalidades dos objetivos estratégicos. Assim, os objetivos são declarações claras e diretas da realidade que se pretende alterar em cada tema estratégico, alinhadamente com a missão e visão da instituição.
A partir dos objetivos estratégicos, o modelo de planejamento delimita o foco de atuação das equipes de trabalho em iniciativas essenciais para a formulação dos projetos estratégicos. Dessa forma, as iniciativas funcionam como o elo entre a base estratégica do modelo e a base tática. São elas as principais responsáveis pelo direcionamento dos esforços para a solução de determinadas problemáticas de abrangência institucional, regional ou local.
O último elemento do modelo refere-se aos projetos estratégicos. É nessa etapa em que acontece o detalhamento das ações, a definição dos cronogramas e a alocação dos recursos. A depender do projeto, o seu escopo poderá envolver todos os campi, um grupo de campi ou até mesmo um único campus.
Publicada em 21 de Agosto de 2025 às 10:23 (há 2 semanas)
Atualizada em 21 de Agosto de 2025 às 10:51 (há 2 semanas)