Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Metodologia

Metodologia de elaboração do PDI 2024-2028

A elaboração do PDI é uma atividade que deve envolver toda a comunidade acadêmica da instituição, de alunos a gestores, com ampla participação dos envolvidos, de forma a garantir que os objetivos e metas definidos no plano sejam realistas e factíveis. O processo de elaboração do PDI também é uma oportunidade para que a instituição faça uma avaliação interna de suas atividades, identificando pontos fortes e fracos, oportunidades e desafios.

Neste contexto, para esta edição, a elaboração do PDI se estendeu entre os meses de março a dezembro de 2023, contando com um processo que envolveu as várias fases e os prazos limites ilustrados a seguir.

Fases de elaboração do PDI
Fases de elaboração do PDI

Fase 1

Estruturação do plano de trabalho para a elaboração do PDI 2024-2028

Para agilizar o processo e garantir a participação abrangente da comunidade acadêmica, a metodologia de desenvolvimento começou com a elaboração de um plano de ação para a construção do PDI, estabelecendo regras e atores-chave no processo.

Nessa fase inicial do planejamento para o PDI 2024-2028, foi implementada a estruturação do plano de trabalho, delineando as etapas e estratégias para orientar a efetiva elaboração do plano. Isso incluiu a formação de uma equipe multidisciplinar, a revisão crítica do processo de elaboração do PDI anterior, a realização de diagnósticos institucionais e a definição de metas para esta fase de construção.

Desde o início, o destaque foi dado à promoção da participação ativa da comunidade acadêmica, envolvendo discussões sobre alternativas para amplificar a voz do grande número de alunos e servidores da instituição. Como resultado foram definidas as estratégias que seriam utilizadas para alcançar este objetivo primordial, culminado em um plano de trabalho submetido à alta gestão e por ela validado. 

Fase 2

Envolvimento da alta gestão, governança e auditoria

Durante o processo de elaboração do PDI, foram realizadas diversas reuniões estratégicas com a participação ativa da alta gestão, representantes da governança e profissionais da área de auditoria.

Essas reuniões desempenharam um papel fundamental na apresentação e discussão do plano de elaboração, permitindo uma abordagem abrangente e alinhada às diretrizes organizacionais. O envolvimento da alta gestão garantiu uma liderança comprometida com a visão e metas delineadas, enquanto a presença de representantes da auditoria contribuiu para a avaliação crítica e aprimoramento contínuo do plano, garantindo sua eficácia e coerência com as melhores práticas.

Fase 3

Composição das comissões temáticas e construção da cadeia de valor

Por meio de comunicação feita a todos os diretores gerais de campi2, os servidores docentes e técnico-administrativos foram convidados a participar de audiências virtuais para apresentação do plano de ação do PDI e para a eleição dos servidores que representariam as áreas de conhecimento nas comissões temáticas a serem constituídas para gerenciar o processo de construção do PDI.

Entre 21 de agosto e 4 de setembro de 2023, foram realizadas 5 audiências virtuais organizada com os campi de cada macrorregião, tendo os encaminhamentos sendo registrados em ata. Como resultado destas audiências virtuais, foram criadas as 3 comissões temáticas, compostas por representantes dos campi participantes:

  • comissão temática mista, composta por representantes do ensino, da pesquisa e da extensão dos campi e dos respectivos titulares destas áreas (Anexo I);
  • comissão de  administração, composta     por     representantes     da    área    de administração nos campi e do pró-reitor de administração (Anexo II); e
  • comissão de gestão de pessoas, composta por representantes da área de gestão de pessoas nos campi e do pró-reitor de gestão de pessoas (Anexo III);

Além das comissões temáticas, foi criada uma comissão executiva para a coordenação geral da elaboração do PDI, composta por servidores da Pró-reitoria de Administração, especialmente aqueles lotados na Diretoria de Desenvolvimento Institucional, setor da instituição responsável pela ação (Anexo IV).

No mês de setembro, os membros das comissões temáticas foram capacitados em um curso sobre cadeia de valor e planejamento estratégico, ministrado por uma convidada externa com vasto conhecimento na definição de cadeia de valor para órgãos públicos. Destes encontros, resultaram a cadeia de valor, os macroprocessos finalísticos e a lista de temas estratégicos a serem usados como referência para a continuidade desta ação.

Fase 4

Realização de encontros regionais

Nessa fase foram realizados cinco encontros presenciais, um em cada macrorregião do IFCE, contando com a participação de servidores e estudantes dos campi que formam cada macrorregião.

Participaram destes encontros, além da gestão dos campi envolvidos, os pró-reitores e representantes da Reitoria, tais como ensino, pesquisa, extensão, administração e gestão de pessoas, além de representantes do gabinete do Reitor.

Os encontros foram realizados nos locais destacados em cada uma das imagens dessa seção, e funcionaram como um momento para que os servidores e estudantes presentes pudessem apresentar suas críticas, sugestões de melhoria, ideias e desejos para as ações institucionais.

Os eventos tiveram cerca de 4h de duração. Os participantes podiam ser expressar inscrevendo- se para falar ou compartilhando suas ideias em um sistema disponibilizado para tal, que ficava sendo  exibido  em  tempo  real  nas  telas

disponíveis nos auditórios de realização dos eventos. Todas as falas foram capturadas por meio dos relatores das reuniões ou por meio da exportação daqueles registros feitos no sistema computacional utilizado.

Como resultado dos cinco encontros presenciais, consolidou- se uma lista de 410 ideias e anseios apresentadas pelos participantes, que foram agrupadas em iniciativas para a disponibilização no ambiente a ser aberto para consulta pública.

Fase 5

Consulta pública à comunidade acadêmica

Nessa fase, foi aberta uma nova oportunidade de participação da comunidade acadêmica, desta vez no formato on-line, onde os participantes tiveram a oportunidade de interagir escolhendo as iniciativas sugeridas nos encontros regionais, bem como enviando novas ideias, se assim o desejassem.

Fase 6

Submissão do documento final ao Consup

Por fim, partiu-se para a elaboração do documento final e submissão ao colegiado superior da instituição para análise e encaminhamento, com vistas ao início da execução do planejamento a partir de 2024.

Publicada em 12 de Agosto de 2025 às 15:05 (há 3 semanas, 2 dias)
Atualizada em 12 de Agosto de 2025 às 15:05 (há 3 semanas, 2 dias)