Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Inovação

Limoeiro do Norte aprova dois projetos no InovaClima Brasil

Iniciativa é uma competição nacional voltada à inovação para o enfrentamento das mudanças climáticas

Publicada por Francisco Aquino em 09/05/2025 Atualizada há 1 semana, 4 dias

Professores Luiz Paulo e Rodnei aprovam projetos no InovaClima Brasil

O campus de Limoeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE) celebra a aprovação de dois projetos de pesquisa na etapa nacional do InovaClima Brasil, uma das mais relevantes competições nacionais voltadas à inovação para o enfrentamento das mudanças climáticas. Confira o resultado AQUI.

Filme biodegradável que protege e prolonga a vida útil de alimentos foi produzido a partir da alga marrom (Dictyota mertensii). Foto: Eduardo Mendonça/Assecom Ufersa.

O projeto "RECOB – Revestimentos Comestíveis de Biopolímeros para Conservação de Alimentos", coordenado pelo professor Luiz Paulo de Oliveira Queiroz, conquistou o 1º lugar na Região Nordeste. A iniciativa propõe o uso de biopolímeros sustentáveis na formulação de revestimentos comestíveis que prolongam a vida útil de frutas e hortaliças, reduzindo o desperdício de alimentos e contribuindo para uma cadeia produtiva mais eficiente e ecológica.

"Trator elétrico de pequeno porte para aplicação na agricultura familiar", liderado pelo professor Rodnei Régis

Já o projeto "Trator elétrico de pequeno porte para aplicação na agricultura familiar", liderado pelo professor Rodnei Régis, alcançou a 6ª colocação na Região Nordeste. A proposta apresenta uma solução de descarbonização para o setor agrícola, focada em tecnologias acessíveis e sustentáveis que atendem às necessidades da agricultura familiar brasileira.

Os dois projetos integram os 30 selecionados em todo o país para a jornada de aceleração do InovaClima Brasil, que reúne startups e grupos de pesquisa voltados às vertentes de agricultura sustentável e transição energética/descarbonização.

Durante os próximos seis meses, os pesquisadores participarão de mentorias, capacitações e articulações com o ecossistema de inovação climática, com o objetivo de apresentar suas soluções na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

A conquista é fruto da cooperação entre professores, estudantes e colaboradores envolvidos, para esse importante passo rumo à construção de um futuro mais verde e resiliente. O resultado reforça o protagonismo do IFCE no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e reafirma o compromisso da instituição com a pesquisa aplicada, a inovação e a transformação social e ambiental.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte

Palavras-chave:
Inovação Limoeiro do Norte

Notícias relacionadas