Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Curso: Mestrado Acadêmico

[Juazeiro do Norte] Meio Ambiente

O Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) oferece Mestrado Acadêmico no campus de Juazeiro do Norte, com  a missão de formar profissionais qualificados para o  desenvolvimento de soluções inovadoras ambientalmente sustentáveis, tendo como base a integração do ensino, pesquisa e extensão, por meio da ciência e tecnologia.

O curso tem como  objetivos: elevar o nível do desenvolvimento científico e tecnológico da região do Cariri, por meio da formação de pesquisadores com visão transversal; formar profissionais capazes de desenvolver soluções e tecnológicas voltadas para preservação dos recursos naturais e seus usos de forma sustentável; disseminar a produção científica dos pesquisadores da região, tendo em vista a produção do conhecimento para melhorar a qualidade de vida regional; qualificar recursos humanos para atuarem nas áreas de desenvolvimento e pesquisa, bem como para o exercício do ensino superior em Meio Ambiente; ajudar na democratização do acesso à pós-graduação Stricto Sensu de qualidade na região do Cariri; utilizar os conhecimentos de Meio Ambiente para a compreensão e transformação do contexto sociocultural, político-econômico, alinhado com a preocupação ocasionada pelos impactos ambientais dos projetos de engenharia por desenvolver uma postura de sustentabilidade no futuro profissional.

Requisito:
Ter concluído curso de graduação reconhecido pelo MEC.
Vagas oferecidas:
18 vagas por ano
Turno de funcionamento:
Integral

Forma de ingresso

Processo seletivo com quatro etapas: Análise documental no ato da inscrição; Análise do Histórico Escolar; Análise do Projeto de Pesquisa; Análise do currículo modelo Lattes/CNPq.

Área de Concentração: Tecnologias Ambientais e Desenvolvimento Sustentável

A proposta desta área de concentração está centrada no ensino do conhecimento em base interdisciplinar fazendo interface com as engenharias, as tecnologias, as ciências ambientais, as ciências humanas e a saúde. Visa à criação de novas tecnologias para o tratamento e aproveitamento de águas residuárias, efluentes líquidos ou gasosos industriais e resíduos sólidos; utilização de instrumentos de gestão ambiental de maneira a subsidiar o planejamento e a gestão ambiental e sua inserção nas políticas públicas urbanas de desenvolvimento sustentável regional; desenvolver futuras fontes de energias que estejam comprometidas com a viabilidade econômica e com menores impactos ambientais. Além de promover conhecimentos científicos a partir de estudos teórico-metodológicos com abordagens multidisciplinares que possam gerar investigações sobre a relação entre a natureza e o homem, avaliando os impactos no desenvolvimento em suas dimensões: humanas, culturais, sociais e físicas, visto que, “não se pode mais pensar no desenvolvimento de forma unilateral, sem levar em consideração as várias dimensões” que o compõe.

Linha de Pesquisa 1: Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais

Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos sobre os conceitos, as técnicas e metodologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável do meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, ao desenvolvimento de sistemas renováveis de energia e os impactos das transformações ambientais na sociedade e na saúde humana.

Linha de Pesquisa 2: Educação Ambiental e Desenvolvimento Ecológico

Esta linha de pesquisa envolve o estudo de diferentes teorias do desenvolvimento, trazendo discussões sobre conceitos de interdisciplinaridade em ciências ambientais, em educação ambiental, para o lazer e atividade física. A linha tem uma visão interligada da questão ambiental e do desenvolvimento humano sob a ótica ecológica, física, social, lúdica e cultural, considerando as relações estabelecidas entre o homem e a natureza, além de investigar como se dá o desenvolvimento em espaços educativos formais e não formais