Pesquisa resulta em jogo para desenvolvimento cognitivo
Projeto de estudantes de Maracanaú foi premiado no VI Encontro de Iniciação Científica 2020 do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
Publicada em 23/12/2020 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana

Um projeto desenvolvido no campus de Maracanaú do IFCE resultou na criação de um jogo que tem por objetivo ajudar pessoas com dificuldades cognitivas. No jogo, batizado de Genius, é dada uma sequência de cores para o jogador memorizar. A cada acerto de sequência de cores, surge uma sequência seguinte maior, até um limite máximo de finalização do jogo; em caso de erro de sequência, o jogador perde e tem que recomeçar.
Durante o desenvolvimento do projeto foram feitos testes com 32 estudantes entre 8 e 17 anos durante o maior evento de software livre e inclusão digital do campus de Maracanaú do IFCE, o COMSOLiD na edição de 2019.
O público-alvo gira em torno de entusiastas em jogos de memória e pessoas com problemas com desenvolvimento cognitivo. Para aperfeiçoar o projeto, já estão sendo pensadas melhorias para atender pessoas com deficiência visual, por meio do aumento da estrutura dos botões e o acréscimo do uso de sons informando as cores e letras em braile.
O jogo foi construído valorizando materiais que agregassem qualidade, eficiência e baixo custo tanto nos componentes estruturais quanto nos eletrônicos. Para a montagem de todo o projeto, com micro controlador PIC e estrutura, os autores investiram em torno R$ 30,00 (Trinta reais).
O jogo Genius obteve a primeira colação no VI Encontro de Iniciação Científica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) de 2020; a premiação ocorreu no início de dezembro. O trabalho é de autoria do estudante Denis Pereira da Silva e do concludente Filipe de Almeida Lira do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Os docentes Renata Pereira (IFAL-campus Arapiraca) e Sandro Jucá (IFCE- campus Maracanaú) orientaram o projeto. Confira aqui o momento da premiação.