Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Pesquisa de Maracanaú aprova recurso de 2 milhões de reais

O projeto foi aprovado em edital da Usina Termoelétrica Energia Pecém

Publicada em 07/02/2019 Atualizada há 3 meses, 1 semana

Um projeto de pesquisa coordenado pelo professor João Roberto Façanha de Almeida, do eixo da Química e do Meio Ambiente do campus de Maracanaú do IFCE, foi aprovado em edital da Usina Termoelétrica Energia Pecém, para desenvolver um sistema de dessalinização de água que beneficiará a comunidade de Riacho dos Gomes, no município de São Gonçalo do Amarante, no entorno da termoelétrica, região metropolitana de Fortaleza.

O projeto concebido no campus de Maracanaú tem por objetivo tornar potável a água salobra dos poços da comunidade onde o projeto será aplicado.  João Roberto Façanha, a frente do projeto, explica que o processo de produção de água potável se dá pela técnica de osmose reversa, que é a retirada do sal da água; e o grande diferencial da ação é a utilização de energia eólica e não elétrica no processo.

A equipe que trabalhará no projeto, além do professor João Roberto será composta por outros pesquisadores do IFCE de Maracanaú, os docentes: Aline de Carvalho, Bruno César Salgado, Cynara Aguiar, Érika Rocha e Socorro Hortegal do eixo de Química e Meio ambiente, e os professores Francisco Frederico  Matos e Samuel Dias do eixo da Indústria; além do consultor externo Marcos Sátiro.

O professor Júlio César da Costa Silva, diretor-geral do campus de Maracanaú destaca uma nova cultura de prospecção de oportunidades que vem sendo estimulada na unidade “Este vultoso projeto de alcance social deverá abrir as portas para futuros editais desta monta, propiciando estimulo à participação dos nossos talentos na prospecção destas oportunidades.”

Equipamentos e bolsas

Dentro de um orçamento de R$ 2 milhões de reais estão previstos investimentos para o campus traduzidos na compra de equipamentos e materias de consumo, adequação da infraestrutura de laboratórios, além de 20 bolsas que beneficiarão alunos de graduação e do mestrado em Energias Renováveis, sediado em Maracanaú. O prazo para a execução do projeto é de dois anos. O projeto tem a chancela da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.

Confira entrevista no canal do campus no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=4CqpLLnqxR8