Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Moveit solidifca empreendedorismo e tecnologolia em Maracacanaú

Em 2019, o evento de empreendedorismo do campus teve como ápice a maracatona tecnológica (hackathon)

Publicada em 30/05/2019 Atualizada há 3 meses, 1 semana

Realizado na segunda quinzena de maio, a 2ª edição do Movimento de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia do campus de Maracanaú superou as expectativas em termos de participação efetiva do público. Só na maratona tecnológica (hackathon), foram 45 alunos participantes e, ao final, 11 projetos apresentados.

O professor Anderson de Castro, chefe do departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da unidade, destaca as oportunidade extras que a maratona proporcinou aos estudantes.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o Porto do Pecém, um dos principais agentes do crescimento do nosso Estado e inserido a ele conhecemos uma empresa multinacional. Temos alunos competentes e com vontade de trabalhar na zona portuária. Antes do hackathon, esse mundo portuário era muito distante, com o evento percebemos que podemos suprir as necessidades profissionais desse sistema”, analisa.

Empreendedorismo

Com uma programação voltada para aguçar o lado empreendedor dos participantes, com palestras sobre marketing; apresentação de  cases; descobertas de soluções para problemasdo mercado(representado pela empresa APM TERMINALS); capacitações do Sebrae, o campus de Maracanaú busca fomentar nos alunos uma veia empreendedora, essa é uma das propostas da direção–geral da unidade que vem articulando várias parcerias, como destacou o professor Júlio César da Costa Silva, na cerimônia de encerramento do evento.

Ao total, a edição de 2019 do Moveit registrou mais de 200 participantes em todas as suas atividades  ao longo de três dias, com o apoio do Sebrae,  APM TERMINALS, IFCE Canindé, Enactus IFCE Maracanaú e da empresa júnior Catavento e da Startup Match, ambas incubadas no IFCE de Maracanaú.