Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Mestrado em Energias Renováveis realiza 10ª defesa

Ainda em 2017, o mestrado passará por avaliação da Capes

Publicada em 19/04/2017 Atualizada há 3 meses, 1 semana

Já são 10 defesas em pouco mais de 2 anos e meio de atuação do mestrado em Energias Renováveis do IFCE. A décima defesa aconteceu no início de abril e foi realizada pela aluna Francisca Belkise de Freitas Moreira, que apresentou pesquisa sobre produção de biodiesel tendo como matéria-prima o óleo do coco babaçu.

A estudante ressalta os esforços vencidos até chegar a defesa. Belkise, que é natural do Rio Grande do Norte, destacou o desafio de cursar o mestrado longe de casa.  A nova mestre foi orientada pelo professor João Carlos da Costa Assunção. Participaram da banca avaliadora os professores doutores Francisco Eduardo Arruda Rodrigues, membro do programa, Rosana Maria Alves Saboya, da Universidade Federal do Ceará e Nagila Maria Pontes Silva Ricardo, também da UFC.

O professor Geraldo Ramalho, coordenador do programa de Pós - Graduação em Energias Renováveis, enfatiza que o momento é muito mais do que um número, representa o resultado do esforço de uma equipe de alunos e docentes, com apoio irrestrito institucional. Geraldo Ramalho lembra que este é um ano especial para o mestrado, que passará pela primeira avaliação.

“Este é um ano fundamental para a consolidação do PPGER, pois seremos submetidos à primeira avaliação da CAPES, cujos critérios são bastante rigorosos. Portanto, ter formado 10 novos mestres, com a qualidade que prezamos, em pouco mais de 2 anos de existência e em meio às dificuldades e incertezas que atravessamos no País, é um resultado relevante para um programa de pós-graduação tão recente”, analisa, o professor Geraldo Ramalho.