Estudantes desenvolvem aplicativos em Maracanaú
Aplicativos são utilizados nas demandas administrativas da unidade
Publicada em 08/04/2019 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana

Criar soluções para os próprios problemas. É com essa filosofia que a Coordenação de Tecnologia da Informação do campus de Maracanaú vem desafiando bolsistas a desenvolverem soluções para automatizar rotinas administrativas da unidade. Já foram desenvolvidas sete soluções entre aplicativos e sistemas.
Entre as mais recentes soluções está a reativação da ouvidoria do campus, por meio de um sistema desenvolvido pelo aluno do curso de Ciência da Computação, Anderson Alves. Mais um destaque é o sistema que ajuda na compra e confirmação de refeições do restaurante acadêmico desenvolvido pelo estudante Matheus Moreira.
Além desses sistemas, outras ações já facilitam a rotina administrativa da unidade, como sistemas que automatizam controles de chaves, frequências, frotas dos carros oficiais, ponto eletrônico para bolsistas e controle de acesso na recepção.
O coordenador de T.I da unidade, Emerson Henrique Oliveira de Araújo, destaca que há uma prospecção das demandas do campus nos setores e a divulgação das oportunidades entre os estudantes. Emerson lembra que a Coordenação de T.I trabalha em três vertentes: manutenção e melhoria da rede lógica (internet e telefonia), com o Núcleo de Operações de Redes – NOR; manutenção e padronização dos equipamento de informática com o Núcleo de Atendimento ao Cliente – NAC; e desenvolvimento de softwares com o Núcleo de Desenvolvimento de Softwares – NDS.
Confira também entrevista no nosso canal: https://youtu.be/---hLGs9wKs.