Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Enactus Maracanaú vence prêmio Red Bull Amaphiko

O grupo já se prepara para evento em São Paulo

Publicada em 24/04/2019 Atualizada há 3 meses, 1 semana

Com o projeto Hortus, desenvolvido na escola Maria Guiomar Bastos Cavalcante, na cidade de  Pacutuba, o time Enactus do campus de Maracanaú  venceu o edital Red Bull Amaphiko connexão com o Enactus Brasil 2018. Foram 8 finalistas envolvendo instituições de ensino superior de todo o país, entre elas as Universidades Federais do Pará (UFPA) e de Minas Gerais (UFMG).

O projeto Hortus, é voltado para os alunos do ensino fundamental e atende estudantes de 5 a 15 anos, além de pais dos alunos e servidores da escola onde é desenvolvido. Só de estudantes, o número de participantes chega a 750 nos turnos da manhã e da tarde. 

Iniciado em 2018 e com o prazo de dois anos de execução, o projeto desenvolve ações relativas a agricultura familiar; empreendedorismo na produção agrícola; uso e descarte correto dos defensivos agrícolas; oficina de compostagem, que visa a utilização dos resíduos orgânicos da merenda escolar para a produção de fertilizantes e oficina de artesanatos, feitos a partir de materiais recicláveis.

Como premiação pela vitória no edital, o time Enactus de Maracanaú participará em datas a serem definidas da Red Bull Amaphiko Academy, com todas as despesas pagas. O time de Maracanaú é orientado por docentes dos eixos da Indústria e do Meio Ambiente da unidade.