Docente de Maracanaú acumula publicações em revistas científicas internacionais
Rui Paiva já assinou três publicações em revistas Qualis A1 entre 2020 e 2021
Publicada em 14/05/2021 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana
A pesquisa é um caminho seguro para colocar a qualidade de uma instituição em evidência. Dentro desta perspectiva, o professor Rui Paiva vem contribuindo de forma decisiva com a tradição do campus de Maracanaú como um centro de grandes pesquisadores. O docente, que é líder do Grupo de Pesquisa em Matemática Computacional e Lógica – GPMaCLo, é um dos destaques na produção científica na área de Matemática e Computação, com três publicações em revistas internacionais Qualis A1 entre 2020 e 2021.
Na revista Fuzzy Sets and Systems, o trabalho escrito por ele propôs uma nova generalização das BL-álgebras onde a associatividade não é uma condição necessária. Já na publicação Information Sciences, o trabalho do docente de Maracanaú teve como principal objetivo definir funções de sobreposição em espaços mais gerais (reticulados) e discutir como uma versão enfraquecida delas, chamada de quase-sobreposição. E no International Journal of Approximate Reasoning, o pesquisador fez uma introdução do conceito de implicações residuadas para funções de quase-sobreposição em reticulados e prova algumas propriedades relacionadas. Confira mais detalhes sobre os artigos aqui.
Pesquisa e desenvolvimento institucional
Rui Paiva, que é doutor Ciência da Computação pelo Departamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lembra que a produção científica é um dos pilares avaliativos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), além de contribuir com indicadores dos planos de desenvolvimento estratégico do campus. O professor Rui Paiva atua no curso de Matemática do campus de Maracanaú, lecionando também disciplinas também nos cursos da Computação, Química e Engenharias.