Projetos de Aracati são aprovados em etapa nacional de edital
Trabalhos vão focar ensino de programação aplicada, em parceria com secretarias de educação
Publicada em 30/09/2021 ― Atualizada há 3 meses

O campus de Aracati foi contemplado com dois projetos aprovados na segunda etapa do edital de Apoio à Iniciação Tecnológica com foco no ensino de programação aplicada, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/Ministério da Educação. O resultado foi publicado nesta segunda-feira (27). Foram selecionados 60 projetos, que vão receber a quantia de R$90.083,33 para despesas com infraestrutura e bolsas.
Conforme o edital, as instituições cujos projetos foram selecionados deverão estabelecer parcerias, na forma de acordos de cooperação, convênios ou instrumentos equivalentes, com secretarias de educação estaduais e/ou municipais para a execução dos projetos. No caso do campus de Aracati, de acordo com o professor Alexandro Lima Damasceno, autor de um dos projetos contemplados, o próximo passo é formalizar os acordos de cooperação com as secretarias municipais. “Estamos planejando convidar os secretários para visitar o LEMA - Laboratório IFMaker do campus e apresentar os projetos”.
Robótica educacional - O projeto apresentado pelo professor Alexandro Lima Damasceno visa possibilitar a iniciação tecnológica no ensino básico da região através do ensino de programação aplicada à robótica educacional. Ele elenca, entre os objetivos específicos, o propósito de capacitar os alunos para o ensino de programação de computadores e microcontroladores; capacitar alunos (monitores) para inserir a robótica como instrumento de auxílio ao ensino básico; possibilitar que alunos e professores de ensino básico dos municípios possam aprender conceito e prática de programação e robótica; possibilitar o desenvolvimento da cultura do “Aprender fazendo” como metodologia de ensino para alunos da rede municipal de educação.
Trabalhos serão desenvolvidos no Laboratório IFMaker do campus de Aracati
Cultura Maker
O segundo projeto contemplado possibilita a iniciação tecnológica no ensino básico da região por meio do ensino de programação aplicada, a partir de metodologias ativas baseadas em problemas. Conforme explica o professor Mário Moreira, coordenador do projeto e diretor-geral do campus de Aracati, para atingir esse objetivo a iniciativa “busca apresentar aos alunos do Ensino Fundamental de escolas do Litoral Leste cearense, bem como professores/servidores municipais, conceitos e conteúdos de programação aplicada para computadores e microcontroladores”.
Outro objetivo desta pesquisa, acrescenta Mário Moreira, é “apresentar para alunos e professores/servidores municipais a Cultura Maker, através do Laboratório de Ensino Maker (LEMA) do campus, inserindo esta cultura como instrumento de auxílio ao ensino básico nas escolas”. Busca-se, ainda, possibilitar aos alunos e professores de ensino básico dos municípios parceiros a aprendizagem de conceitos e práticas de programação através de metodologias ativas e cultura Maker. Ele considera que estes objetivos possibilitam também o desenvolvimento da cultura do “Aprender fazendo” nos mesmos moldes do outro projeto selecionado.
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati