Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Programa de incentivo a ideias inovadoras prorroga inscrições

Inscrições vão até 22 de maio. Podem participar equipes de 2 a 5 estudantes

Publicada em 19/05/2022 Atualizada há 3 meses

As inscrições para o Programa de Germinação de Ideias de Negócios Inovadores (PGINI 2022) foram prorrogadas até o dia 22/05/2022. A nova data foi efetivada pela Coordenação Geral do Programa, pelos diretores gerais dos campi participantes e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Ensino e Extensão, por meio da retificação do edital, disponível no site do programa. Outra mudança foi a redução na exigência mínima de 3 membros para 2 membros por equipes inscritas, sendo mantido o número máximo de 5 membros por equipe. 

A retificação do edital incluiu ainda o deferimento da inclusão de estudant4es que estejam no último semestree tenham disciplinas pendentes que só podem ser cursadas nos semestres subsequentes.

Todos os critérios e orientações para se inscrever, desde o preenchimento do formulário, da proposta da ideia e envio do vídeo-resumo, podem ser conferidos no edital, bem como o cronograma, setores estratégicos e seleção. O objetivo geral do PGINI é identificar, dentre as equipes de estudantes, ideias de negócios que apresentem soluções inovadoras para organizações, utilizando a pesquisa aplicada a negócios.

 Por meio do preenchimento do formulário de inscrição, o líder da equipe, no ato da inscrição, precisa estar com dados pessoais e escolares dos membros; documentos dos membros, respostas das perguntas do formulário e arquivo do vídeo-resumo.

A edição deste ano terá participação de 21 campi do IFCE: Aracati, Baturité, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Fortaleza, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. De acordo com a organização, 525 estudantes (110 equipes) estarão envolvidos na fase de germinação de ideias e 315 (63 times) na etapa de prototipagem. Ao todo, serão distribuídas 210 bolsas a alunos, além de 42 premiações para as equipes melhores classificadas.

O PGINI articula ensino, pesquisa e extensão de forma integrada e efetiva, seguindo os princípios de interdisciplinaridade pautados na educação empreendedora, que pretende preparar estudantes para a inovação e proatividade. O intuito é torná-los protagonistas de sua própria aprendizagem, gerando impactos socioeconômicos locais e regionais.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati