Professores publicam artigo em periódico internacional
Trabalho aborda o impacto da atuação das mulheres na área de tecnologia
Publicada em 11/08/2021 ― Atualizada há 3 meses
A professora Érica Gallindo, do IFCE Campus de Aracati, publicou recentemente um artigo científico no periódico de circulação internacional Mathematics, em que discute a conexão entre gênero e tecnologia. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o professor Mário Moreira, também do campus de Aracati, e Hobson Cruz, técnico-administrativo em educação lotado na Reitoria.
O artigo parte de uma constatação confirmada pela UNESCO acerca da sub-representatividade das mulheres no campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, em inglês). De acordo com a Organização, menos de um terço das mulheres em todo o mundo trabalham em pesquisa e desenvolvimento científico. No entanto, o artigo destaca que esse número tem crescido e essa realidade tem mudado constantemente.
Utilizando técnicas de business intelligence, o estudo analisou dados do mercado de informática e tecnologia da informação e comunicação para caracterizar o impacto da atuação das mulheres nessas áreas. Os resultados mostraram que esse desempenho nas áreas em destaque ainda é um desafio no Brasil. “A partir dessa hipótese, indica-se que as políticas públicas devem estar voltadas para a base, através de incentivos para que jovens trabalhem nas áreas de STEM. Este estudo pode encorajar os formuladores de políticas a encontrar soluções para os desafios apresentados na pesquisa”, consideram os autores.
O periódico Mathematics tem um fator de impacto de 2.258, segundo a Clarivate Analytics do Institute for Scientific Information (ISI), referência global em citações e avaliação científica. O trabalho foi publicado na Edição Especial intitulada "Recent Advances in STEM Education".