IFCE forma novos profissionais em Aracati
Solenidade prestigiou concluintes de cursos técnicos e superiores
Publicada em 14/03/2023 ― Atualizada há 3 meses

Amor, gratidão, orgulho. Esses são alguns dos sentimentos que marcaram a realização da solenidade de colação de grau e formatura ocorrida nesta segunda-feira (13/03), no campus de Aracati. O evento contemplou concluintes dos cursos técnicos em Eventos, Petroquímica e Guia de Turismo e dos cursos superiores em Ciência da Computação, Engenharia de Aquicultura, Licenciatura em Química e Tecnologia em Hotelaria.
Desde o primeiro discurso, pronunciado pela concludente Keila Matos de Sousa, representante das turmas dos cursos técnicos contemplados, se traduzia o clima que norteava esse dia tão especial para os formandos, seus familiares e também para os servidores do IFCE. Aluna do curso de Guia de Turismo, Keila citou Paulo Freire, lembrando o quanto o amor é imprescindível na educação. Ela considera que esse sentimento foi essencial para superar tantos desafios, sobretudo durante o período da pandemia do cororavírus, até chegar nesse momento: “É o amor dos pais, familiares e amigos que nos faz viver esse momento tão especial”. Grata pela conquista, ela lembrou da importância dos trabalhadores do IFCE, do recepcionista ao diretor-geral, passando pelos técnico-administrativos e, claro, pelos professores: “Não tem como falar de amor e não pensar no IFCE campus de Aracati”, agradeceu.
Tendo à frente o diretor-geral do campus, Mário Wedney de Lima Moreira, a solenidade contou com a participação de gestores do instituto no município, bem como da pró-reitora de Extensão, Ana Cláudia Uchoa Araújo, em nome do reitor do IFCE. Estiveram presentes também autoridades locais, representando instituições como a prefeitura municipal de Aracati, a Universidade Vale do Jaguaribe e a Marinha do Brasil.
Para a pró-reitora Ana Cláudia Uchoa, a participação numa solenidade dessa natureza se traduz numa das tarefas mais gratificantes de sua trajetória profissional, que soma 17 anos como servidora do Instituto. “A cada colação de grau, a cada cerimônia de término de curso, como meu coração se enche de alegria! Se enche de alegria porque eu tenho a certeza do compromisso dessa instituição com o ensino público, democrático, comprometido com o desenvolvimento do nosso país”, comemora. Ela ressaltou ainda a certeza do comprometimento que terá os próprios formandos com a sociedade a qual eles pertencem e a qual poderão servir como profissionais.
Para David Willi de Sena Ferreira, concluinte do curso técnico em Petroquímica, a qualidade de ensino foi um dos fatores que o levou a ingressar na instituição. Desde então, durante 4 anos , “o IFCE foi uma segunda casa que me agregou muito mais do que eu poderia imaginar”, considera. Ele lembra que “esse momento é uma realização conquistada através de muito esforço e dedicação”, contudo “a estrutura, corpo docente e funcionários foram fatores que fizeram essa experiência única e completa”.
Na avaliação do diretor-geral do campus, professor Mário Wedney de Lima Moreira, esse momento provoca uma satisfação especial, sobretudo pelo significado social que a educação tem promovido a partir da história das famílias. Ele lembrou da sua própria trajetória, na qual foi o primeiro de uma geração a se formar, para salientar a importância desse momento, do orgulho imenso que ele provoca, sobretudo para aqueles pais que encaram a formatura de um filho como a realização de um sonho. Ressaltou o orgulho em saber que muitos daqueles formandos ali presentes passaram por suas aulas. “Uma das coisas que mais me orgulha é saber que, hoje, muitos de vocês vão ser os primeiros da família que estão recebendo o primeiro diploma (...). É um orgulho imenso estar aqui nesse momento, saber que estamos fazendo a diferença, o que acreditamos, que podemos transformar a vida de cada um de vocês”.
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati